Aulas começam segunda com recuperação de 42 dias

Confirta outras novidades preparadas pela Secretaria de Educação para este ano letivo

sex, 15/02/2008 - 13h49 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual da Educação retoma as aulas em todas as 5.500 escolas estaduais nesta segunda-feira, 18. Cerca de 5,5 milhões de alunos vão vivenciar uma série de mudanças previstas para o ano letivo de 2008. Os cerca de 3,6 milhões de estudantes de 5ª a 8ª série e de Ensino Médio iniciam as aulas já com reforço em matemática e língua portuguesa. Durante os 42 dias iniciais de aula terão um programa de recuperação de aprendizado inédito no Brasil.

O novo projeto da Secretaria tem objetivo de reforçar essas disciplinas, que são consideradas básicas para o aprendizado de qualquer outra. Os cerca de 3,6 milhões de alunos já receberão material didático para este período, o chamado jornal do Aluno (um para cada alunos). Cerca de 100 mil revistas chegarão às mãos dos professores, que já foram capacitados para as aulas.

“As competências de leitura, escrita e matemática são básicas para o futuro de qualquer estudante. É muito importante que reforcemos matemática e língua portuguesa, para que o aluno passe a ganhar conhecimento nas outras”, diz a secretária estadual da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro. As aulas das outras disciplinas ocorrerão normalmente, mas com enfoque em língua portuguesa e matemática. Por isso os materiais (jornal e revista) especiais.

Materiais

Durante o período de recuperação os alunos vão utilizar material didático criado especificamente para estas aulas. Cada aluno terá o seu Jornal da Recuperação. Com quatro tipos, atenderá especificamente 5ª e 6ª séries, 7ª e 8ª, 1º ano do Ensino Médio e 2º e 3º ano. Os jornais serão guardados pela escola, na sala de aula, ao fim do dia e devolvidos no dia seguinte.

Os professores receberão ainda a Revista do Professor que orienta sobre como tratar os temas em sala de aula. São 10 títulos para o período de recuperação, separados por disciplinas – química, história, geografia etc.

Mais novidade

Os professores estaduais terão outra novidade neste ano. Todos receberão Propostas Curriculares, a serem colocadas em prática nas salas de aula. São bases para o ensino ao aluno. São 75 cadernos do professor e do gestor. “A partir daí, os professores terão liberdade para trabalhar dentro da sala. Vamos também disponibilizar exemplos de planos de aula, colhidos na própria rede. Seu uso ficará a critério dos professores”, relata Maria Helena.

Os professores terão uma base curricular comum para o ensino em sala de aula. Terão um referencial, o que até hoje não existia no Estado. Para cada aula, para cada bimestre, haverá uma indicação do que os alunos precisam aprender. Esta Proposta Curricular nasceu com a participação de toda a rede, com o envio de 2.500 idéias, analisadas e, em  muitos casos, incorporadas ao documento.

Da Secretaria Estadual da Educação

(I.P.)