Aula Magna dará início ao curso de mestrado da 1ª Turma do IZ

"Mudanças Climáticas e Pecuária" é o tema aula magna do Dr. Carlos Clemente Cerri

sex, 27/02/2009 - 18h09 | Do Portal do Governo

Para capacitar profissionais na área zootécnica, proporcionando conhecimentos sobre produtividade, qualidade do produto e os impactos ambientais dessa atividade, o Instituto de Zootecnia (IZ), da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, iniciará o curso de Pós-Graduação (PG/IZ) com aula inaugural na segunda-feira, 2, às 14 horas, no auditório do IZ, em Nova Odessa.

A aula magna com o tema “Mudanças Climáticas e Pecuária” será ministrada pelo professor convidado Dr. Carlos Clemente Cerri, aos alunos da 1ª turma de Mestrado do IZ.

O professor Carlos Cerri é titular na Universidade de São Paulo (USP), no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Engenheiro agrônomo graduado pela UNESP e doutor pela USP, ele dedica-se às pesquisas sobre seqüestro e carbono do solo e fluxos de gases do efeito estufa (CO2, CH4 e N2O), em vários ecossistemas naturais e modificados pelo uso e mudança do uso da terra, além de práticas e sistemas de manejo agrícola em clima tropical com destaque para a Amazônia.

Cerri também coordenou mais de 60 projetos de pesquisa com recursos financeiros do Brasil como FAPESP, CNPq, CAPES, FINEP e PETROBRAS e do exterior (NASA, NSF, IAEA, GEF, EUROPEAN UNIT).

É membro titular da Academia Brasileira de Ciências do Brasil e membro externo da Academia da Agricultura da França e membro do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC). Recebeu a Medalha Fernando Costa como Engenheiro Agrônomo do Ano modalidade pesquisa; é Comendador da Ordem do Mérito Científico e Tecnológico do Brasil, Cavaleiro da Ordem das Palmas Acadêmicas da França, e em 2007 recebeu o certificado do Prêmio Nobel da Paz pela sua atuação no “Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas” da ONU (IPCC/ONU)

Pós-graduação – O Mestrado – Stricto Sensu – concentrado na área “Produção Animal Sustentável” terá duração média de dois anos, e envolverá três linhas de pesquisa: “Seleção para Produção”; “Nutrição e Alimentação”; e “Bem-estar Animal e Segurança Alimentar”.

Pesquisadores do IZ ministrarão as aulas e a orientação dos projetos de pesquisas. A PG-IZ, direcionada para profissionais das áreas de Zootecnia, Veterinária, Agronomia, Biologia, Bioquímica ou outras afins, tem como Pró-reitora doutora Maria José Valarini, coordenadora doutora Keila Maria Roncato Duarte e vice-coordenadora doutora Josiane Aparecida de Lima.

“A realização deste curso no IZ é um sonho dos pesquisadores que agora se concretiza com a chancela da Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC) e com o empenho dos profissionais do Instituto”, destaca doutora keila.

“Há muitos anos a instituição colabora efetivamente com a formação acadêmica de profissionais com cursos de pós-graduação de universidades como USP, Unesp e Unicamp, que freqüentam laboratórios e campos do IZ para desenvolver teses e dissertações”, enfatiza o diretor do IZ Paulo Bardauil Alcântara.

Ainda, segundo Dr. Paulo, muito antes dos termos sustentabilidade, preservação e métodos naturais entrarem em uso, o IZ já preconizava a utilização de pastagens mistas com leguminosas em substituição à prática da adubação nitrogenada.

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento