Aula inaugural do Centro de Mídias SP e da TV Educação tem adesão dos alunos do Estado

Ferramentas foram ao ar nesta segunda (6) e permitirão que alunos continuem aprendendo mesmo durante o isolamento social

ter, 07/04/2020 - 20h27 | Do Portal do Governo

A aula inaugural do Centro de Mídias SP transmitida simultaneamente pela TV Educação nesta segunda-feira (6) contou com a participação de diversos estudantes da rede estadual. Sofia Rabaquini Mendes, de 4 anos, seguiu os passos da professora Débora Garofalo e desenvolveu uma mão mecânica.

A mãe dela, a professora coordenadora do núcleo de pesquisa Ludmila Rabaquini, da Diretoria de Ensino Centro, conta que foi uma experiência divertida, em quatro mãos, e que ambas fizeram tudo juntas. “A Sofia foi fazendo, cortamos os canudinhos e fomos colando. Quando a mão mecânica estava pronta a reação da dela foi a melhor possível, de diversão”, salienta a docente.

Rafael Flores Fianencini, aluno do 6º ano da Escola Estadual Dr. Salles Jr., em Dourado, também aprovou a programação do primeiro dia de aulas virtuais. Segundo o pai dele, Carlos Fianencini, professor de química na mesma escola, o estudante ficou bem empolgado.  “Ele veio me contar que hoje teve aula de matemática, ciências e geografia. O Rafael ficou entusiasmado com a prática de ciências, que falou sobre misturas homogêneas e heterogêneas, e até me chamou para ver com ele”, comentou.

Aplicativo

O estudante da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Orígenes Lessa, em Diadema, Nycollas Pereira da Silva achou a experiência muito proveitosa, principalmente a possibilidade de usar o aplicativo sem internet própria. Além disso, o jovem disse que o app é muito bem organizado, tanto nas salas quanto nas conversas em grupos.

“Já imaginei meus amigos e eu excluindo o grupo do WhatsApp e usando só o ensino a distância, pois o aplicativo é só para educação. Então, fica muito mais fácil e organizado por lá”, destaca.

Quanto à aula inaugural, ele achou muito interessante, principalmente por tratar sobre sustentabilidade. “A fórmula que foi esquematizada, produzida, de trazer exemplos foi muito boa”, diz.

O Centro de Mídias da Educação de SP é uma plataforma que vai permitir que os 3,5 milhões de estudantes da rede estadual tenham acesso gratuitamente a aulas ao vivo, videoaulas e outros conteúdos pedagógicos durante o período do isolamento social provocado pelo combate à COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus.

A plataforma digital e da TV Educação vai permitir que os milhões de alunos da rede pública tenham acesso ao ensino de qualidade com professores e especialistas da Secretaria da Educação. Para mais informações, os interessados podem acessar o seguinte endereço eletrônico: https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/.

Aulas suspensas

As aulas na rede estadual de São Paulo estão suspensas desde o dia 23 de março como medida de controle à propagação do coronavírus. Como a Secretaria da Educação antecipou o período de férias e recesso escolar, neste momento é importante que os estudantes acessem e conheçam as ferramentas para se familiarizarem.

As aulas que contarão como dias letivos recomeçam no dia 22 de abril.