Aula inaugural da Cátedra Memorial será aberta ao público

Objetivo é discutir as realidades culturais, históricas e políticas dos países latino-americanos

dom, 02/08/2009 - 17h00 | Do Portal do Governo

A Cátedra Memorial da América Latina é um projeto acadêmico que une a Fundação Memorial, por meio do seu Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL), e as três universidades públicas paulistas: USP, Unicamp e Unesp. Trata-se de programa de pesquisa e docência desenvolvido semestralmente por pesquisadores, brasileiros e estrangeiros, de comprovada competência em suas áreas. Instituída em maio de 2006, a cátedra deverá receber ainda este ano a chancela da Unesco.

O objetivo do programa é promover o desenvolvimento de temas relevantes, mediante estudo sistemático das realidades culturais, históricas e políticas dos países latino-americanos. As atividades acontecem nas Universidades, no Memorial e em empresas, com cursos de curta duração, seminários, orientação de pesquisa e conferências. Os resultados são publicados sob responsabilidade do Memorial da América Latina.

Os temas abordados estão sempre relacionados aos processos de inovação tecnológica, de integração do continente no mundo globalizado, educação e cultura, processos de internacionalização das universidades, desenvolvimento sustentável, energia, comunicações, mercado e processos de trabalho, sistema previdenciários, proteção social e pobreza, entre outros.

Quarto módulo 

O tema que será debatido no segundo semestre é “Ciência, Tecnologia e Atividade Econômica na América Latina”. O quarto módulo começará na próxima segunda-feira, 3 de agosto. Aberta ao público, a aula inaugural será realizada na Biblioteca Latino-Americana Victor Civita, no Memorial.

A aula terá a palestra “Cooperação Internacional: Parceria e Solidariedade”, de Jacob Palis Junior, presidente da Academia Brasileira de Ciências. Em seguida, haverá uma mesa redonda que discutirá o tema “Internacionalização e desenvolvimento em Ciência e Tecnologia: A Divisão das Universidades Públicas Paulistas”. Os debatedores serão os reitores Suely Vilela (USP), Herman Voorwald (Unesp), Fernando Costa (Unicamp) e o catedrático do módulo, Hernan Chaimovich (USP).

Serviço
Aula inaugural do 4º módulo da cátedra Memorial da América Latina
Ciência, Tecnologia e Atividade Econômica na América Latina
Data: segunda-feira, 3
Horário: 19h
Memorial da América Latina/ Biblioteca Latino-americana Victor Civita
Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda
Entrada pelos portões 5 e 6

Do Memorial da América Latina