Aula em laboratório transforma teoria em vivência

Ex-alunos ingressam anualmente nas principais universidades públicas do Estado

sex, 02/03/2007 - 13h40 | Do Portal do Governo

 A professora de Biologia e Gestão Ambiental Yara Graciano Oliveira dos Reis trabalha há 16 anos na instituição e explica que suas aulas são práticas, com atividades no laboratório multidisciplinar e estudos de campo.

Esse laboratório é usado pelas turmas dos ensinos médio (área de Ciências Naturais) e técnico (Gestão Ambiental, Edificações, Desenho de Construção Civil e Eletrônica).

Nas aulas de microbiologia, por exemplo, a professora solicita que os alunos levem ao laboratório materiais orgânicos, como pão e água de lago, para a cultura e observação dos microrganismos vivos em equipamentos apropriados. “Esse tipo de aula instiga nos alunos a curiosidade de conhecer o mundo microbiológico que só é visto nos livros. Transformamos a teoria em vivência”, destaca a professora Yara. Com verbas da APM, recentemente o espaço recebeu instrumentos como GPS, termômetro digital, medidor de gás carbônico, ao custo de cerca de R$ 1,5 mil cada um.

Além desse espaço, a Etesp tem três laboratórios de informática, com 63 computadores, dois de eletrônica e um auditório.

Sem citar números, o diretor da escola afirma que muitos de seus ex-alunos ingressam anualmente nas principais universidades públicas do Estado. De acordo com pesquisa, que envolveu 1.164 escolas, realizada em abril de 2005 pelo Instituto Datafolha, a Etesp está incluída entre as 16 da capital com maior número de aprovados no vestibular para os cursos mais concorridos da USP.

Da Agência Imprensa Oficial