Audiência pública esclarece projetos da CPTM

A primeira da série de seis audiências públicas foi realizada no dia 15, no centro da capital.

seg, 18/06/2007 - 10h13 | Do Portal do Governo

Divulgar os projetos que deverão ser executados até 2010, esclarecer dúvidas e captar sugestões e contribuições, são os objetivos das audiências, que acontecem até o próximo dia 20 nos municípios de Carapicuíba, Francisco Morato, São Caetano do Sul, Ferraz de Vasconcelos e Itaquaquecetuba.

O encontro foi conduzido pelo gerente de Projeto Funcional e Integração de Transporte, Silvestre Eduardo Rocha Ribeiro, que passou informações sobre a execução de obras civis, fornecimento de equipamentos e sistemas para a modernização de todas as seis linhas da companhia.

Entre as premissas para os investimentos está a busca pela funcionalidade dos sistemas instalados, a expansão das integrações com outros modais e a conseqüente qualificação do entorno das estações, oferecendo condições de acesso às unidades. A questão da acessibilidade também está sendo considerada.

Além das intervenções em estações, também estão previstas a modernização nos sistemas de rede aérea, sinalização, telecomunicações e via permanente, o que possibilitará uma significativa redução nos intervalos.

Com valor estimado em torno de R$ 2,5 bilhões e prazo de execução de até quatro anos, os investimentos teriam como fonte recursos o Tesouro do Estado e financiamento externos, entre outros.

O processo licitatório deve começar 20 dias úteis após a última audiência pública, agendada para 20 de junho.

Ao fim das explanações, os presentes tiveram a oportunidade de fazer perguntas, que foram respondidas por representantes da empresa.

Morador da região do Grajaú, Gilmar Sá compareceu ao evento e ressaltou a importância da participação de representantes da comunidade: “as pessoas precisam saber não só o que está acontecendo, mas também o que está planejado para suas áreas”.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM

(J.H.)