Atrizes Eva Vilma e Miriam Melher doam acervo pessoal ao Arquivo do Estado

Os objetos farão parte do Centro de Estudos e Memória do Teatro Paulista

qua, 26/04/2006 - 20h25 | Do Portal do Governo

As atrizes Eva Vilma e Miriam Melher foram as homenageadas nesta quarta-feira, dia 26, pelo Governo do Estado de São Paulo, durante a cerimônia em que entregaram seus acervos pessoais  ao Arquivo Público do Estado, da Secretaria da Cultura.

Os objetos doados farão parte do Centro de Estudos e Memória do Teatro Paulista que reserva as histórias do teatro nacional. “Esse acervo vai compor o banco de dados que fica à disposiçao dos pesquisadores”, disse Fausto Couto Sobrinho, diretor do Arquivo do Estado.

Os documentos estarão à disposição do público assim que forem tratados e catalogados, operação realizada pelo Setor de Conservação do Arquivo. O material é composto por vários programas, convites, cartazes e fotos da carreira das atrizes.

Segundo Fausto já fazem parte do acervo, peças de Adhemar Guerra, Maria Della Costa e do grupo Parlapatões. Também estão em negociação material de artistas como Juca de Oliveira e Bibi Ferreira, entre outros.

Durante a cerimônia foi apresentada um espetáculo de dança experimental de teatro do Projeto Criar de Mauá. Miriam Melher autografou exemplares de sua biografia publicada pela Imesp,  na coleção Aplauso.

Homenageadas

Eva Wilma  tem importante participação no cinema, teatro e na TV brasileira, desde os seus primórdios. Foi presidente da Associação dos Produtores Teatrais do Estado de São Paulo (Apetesp) e uma das pessoas que lutou contra a ditadura, a partir de 1964. Formada na Escola de Artes Dramáticas da Universidade de São Paulo (EAD/USP), terá sua biografia lançada pela Imprensa Oficial do Estado (Imesp).

Miriam Melher demonstrou uma determinação sem precedentes. Integrou elencos de importantes espetáculos e criou a  própria companhia. Miriam  construiu também seu próprio teatro: Teatro Paiol, local em que realizou um repertório da melhor qualidade.

Jaina Carvalho