Através do Jovem Cidadão, alunos conquistam primeiro emprego

Programa é voltado para estudantes da rede ensino pública estadual que querem ingressar no mercado de trabalho

qua, 11/04/2018 - 9h19 | Do Portal do Governo
DownloadGoverno do Estado de São Paulo
Falta de experiência é um dos principais obstáculos para o jovem que quer ingressar no mercado de trabalho

O Jovem Cidadão é a primeira oportunidade de emprego para muitos jovens paulistas. Desde 2000, o programa tem como objetivo oferecer uma oportunidade profissional para estudantes entre 16 e 21 anos do Ensino Médio de escola estaduais. No total, já são mais de 195 mil jovens inseridos no mercado de trabalho.  

As inscrições são voltadas para alunos da região Metropolitana de São Paulo e das cidades de Campinas, Piracicaba, São José dos Campos, Santos, Anhembi e Ariranha que estão regularmente matriculados e com frequência efetiva na escola. Por meio de estágio remunerado em empresas e entidades sem fins lucrativos, o estudante tem o primeiro contato com o mundo do trabalho.

Para participar do Programa, o cadastro deve ser realizado nas secretarias das escolas, postos de atendimento Poupatempo e PAT ou pelo site www.meuprimeirotrabalho.sp.gov.br, que também pode ser utilizado pelas empresas para a oferta de vagas. O programa é a oportunidade ideal para adquirir habilidades específicas e experiência profissional, bem como agregar novos valores à formação.

Os jovens, depois que realizam as inscrições, são chamados para uma entrevista de emprego de acordo com as exigências da empresa. Se aprovado, é feito um contrato de seis meses, podendo ser renovado por mais seis. A jornada de trabalho varia entre 4 e 6 horárias diárias de segunda à sexta.

O Estado fornece acompanhamento de estágio e psicossocial, curso online com certificado, bolsa-auxílio de R$ 65 mensais, mais seguro de vida e acidentes pessoais. Pela empresa, o mínimo é de R$ 3,13 por hora e auxílio-transporte.