Atrações inéditas marcam 8º Brasil Instrumental em Tatuí

Até dia 17, a cidade poderá desfrutar o melhor da música brasileira, em ritmo de virada cultural

qui, 07/02/2008 - 12h06 | Do Portal do Governo

Em Tatuí, a grande novidade pós-carnavalesca é o 8º Brasil Instrumental que vai invadir a cidade, a partir desta quinta-feira, 7. Promovido pelo Conservatório Dramático e Musical Carlos de Campos, o festival promete agitar a cidade até o dia 17, com 44 apresentações artísticas variadas. Destaque para os shows, mostra de viola caipira que terá na abertura o cururu – desafio cantado, improvisado só com rimas pelo cantor –, espetáculo de bandas marciais, desfilando pelas ruas, bandas no coreto, tenda armada na quadra de esportes para que os alunos do Conservatório possam tocar, oficinas ministradas por músicos de renome aos estudantes.

Além disso, Tatuí será tomada de um irresistível apelo nostálgico com a programação de três grandes bailes no antigo Alvorada Clube, construído na década de 1970, no mesmo local onde funcionou outro clube não menos famoso, o Tatuhyense.

A série de bailes tem início no próximo sábado, com a tradicional Orquestra Tabajara, do maestro Severino Araújo. É a orquestra mais antiga em atividade no País, e seu maestro o músico de carreira mais longa em uma só banda, 61 anos de trabalho na Tabajara. Foi ele quem trouxe a modernidade para as orquestras brasileiras, com arranjos mais agressivos e som semelhante ao das bigbands americanas.

Gafieira e forró

No dia 11, a animação será de Toninho Ferragutti (gafieira) e Trio Macaíba (forró). Ferragutti é músico acordeonista, compositor e arranjador, tendo sido indicado ao Grammy Latino 2001 pelo CD Sanfonemas. Já o Trio Macaíba, formado por Cléber Almeida, Beto Correa e Ramon Vieira, dedica-se ao forró pé-de-serra. O último dos três bailes será realizado dia 16 de fevereiro, com a Banda SpokFrevo Orquestra, afamada orquestra de frevo do Recife.

Os bailes, com o intuito de agradar casais apreciadores de danças, e também de atrair jovens em busca da boa música, terão metade da renda revertida ao Fundo de Solidariedade de Tatuí (Fussast).

“A idéia é envolver toda a cidade na programação, oferecer música instrumental brasileira de alto nível, entretenimento e, ainda, colaborar com as atividades do Fussast”, diz Paulo Flores, organizador do evento. “Queremos que a cidade reviva os bailes do Clube Operário, do Tatuhyense e da Sociedade Italiana, pontos de encontro da cidade que marcaram época”, acrescenta Paulo Braga, pianista internacional, também na organização do evento. Segundo ele, o Conservatório se propõe a trazer de volta uma diversão que estava morrendo. “Tanto é que muitas pessoas, ainda hoje, costumam lotar carros nos finais de semana e ir para Piracicaba ou São Paulo, principalmente, em busca dos bailes que essas cidades oferecem”, comenta.

Anos dourados

“Que maravilha, os anos dourados voltaram!”, diz, animada, Carlota Joaquina Franco, paulistana do Brás, moradora em Tatuí desde a década de 1950. Jornalista, artista plástica e professora, freqüentou durante anos, com o marido, os bailes que deram fama a Tatuí. “Era um verdadeiro frisson, acompanhado do flerte, do romance devagar, do glamour e da elegância, coisas que a gente perdeu de vez. O baile tinha um significado especial, encomendávamos vestidos às costureiras Lola e Palmira, da alta costura, artistas na arte de bordar com pedrarias e lantejoulas. Esses momentos eram prestigiados por políticos, de deputados a presidentes da República. Para dizer a verdade, com essa programação intensa do Conservatório, talvez nem dê tempo de cumprir esse calendário movimentado do Festival”.

As atividades musicais serão realizadas no Conservatório de Tatuí, na Praça da Matriz e no Alvorada Clube, das 9 às 6 horas da manhã, sem parar. “Trata-se de uma virada cultural de 11 dias”, comenta Braga. Ou, como acrescenta Flores: “Vai ser uma loucura, uma bagunça boa”.

Quem quiser participar dos bailes e demais atrações deverá comprar ingressos e mesas exclusivas. Para ambos, é possível adquirir ingressos individuais e pacote completo.

SERVIÇO

Informações pelo telefone (15) 3205-3108

A programação completa do festival está nos seguintes sites:

www.conservatoriodetatui.org.br

www.brasilinstrumental.com.br 

 

Maria das Graças Leocadio

Da Agência de Notícias

(I.P.)