Atrações em museus e estações comemoram o Dia da Mulher

Programação especial conta com atividades gratuitas até o final do mês

sex, 05/03/2010 - 9h30 | Do Portal do Governo

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, segunda, 8 de março, os espaços culturais do Estado, Metrô e CPTM oferecem atividades culturais especiais. Confira a programação:

A Casa das Rosas promove uma série de atividades para homenagear a presença feminina na literatura. Na terça-feira, 9, começa a exposição Da Bibliocasa – Mulheres, que perdura por todo o mês. A poeta Virna Teixeira faz uma seleção especial, diretamente do acervo do poeta Haroldo de Campos, de obras escritas por poetas mulheres. Confira mais sobre a programação da Casa das Rosas aqui.

O Museu Afro Brasil dedica uma programação para as mulheres durante todo o mês de março com o projeto Rosa e Marrom: gênero e raça na arte brasileira. A programação inclui visitas temáticas ao acervo da instituição (das 13h30 às 15h), oficinas de arte e dança, mesas redondas e palestras, sempre das 15h30 às 18h.

No Museu da Imagem e do Som, estará o ciclo de filmes Espaço Feminino: Mulheres à frente e detrás da câmera, que reúne longas e curtas-metragens dirigidos e concebidos por mulheres. Esta amostragem da recente produção espanhola é dividida em quatro sessões gratuitas, que acontecem de 11 a 14 de março. As mulheres podem curtir sessões de cinema também na Biblioteca de São Paulo, na quarta-feira, às 18h, com o Ciclo Mulheres do Brasi. A mostra trás olhares femininos em filmes curtos sobre personagens, memórias, Direitos Humanos e vida cotidiana.

Além dos museus, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) homenageará as mulheres com apresentações artísticas nas estações Barra Funda, Brás e Luz. O evento, no próprio dia 8, conta com o grupo Trupe das Américas, que fará interpretações sobre os vários papéis da mulher contemporânea, e da cantora Carolina Baladi, com o show “Claridade”, em reverência a Clara Nunes – primeira cantora brasileira a vender mais de 100 mil discos.

O dia em homenagem às mulheres conta também com a distribuição de poemas de autores como Fernando Pessoa, Carlos Drummond de Andrade e Vinicius de Moraes, que abordam os diferentes sentimentos femininos.

No Metrô, haverá apresentação de bandas formada apenas por mulheres e desfile de moda, além de exposição temática. Na Estação Sé, no dia 8, a banda Dadivosas apresenta repertório musical que passa pelo samba, rock, blues, jazz e forró pé-de-serra. O show acontece a partir das 18h.

No dia 11, quem estiver na Estação Santa Cecília poderá conferir o show do Trio Salamantra e, a partir do dia 8, a exposição “Mulher: Uma Homenagem”, que exibirá desenhos feitos com bico de pena sobre papel, ressaltando diversas situações do cotidiano feminino.

E para as amantes de moda, alunos de moda da FMU apresentarão na Estação República figurinos criativos que misturam letras e design. O desfile no Dia Internacional da Mulher acontece a partir das 11 horas.

O Conselho Estadual da Condição Feminina, ligado à Secretaria de Relações Institucionais, também faz uma semana de comemorações com exposições, apresentação cultural, desfile, apresentação da Orquestra Sanfônica de São Paulo e palestras sobre consumo e violência contra a mulher. Confira a programa completa aqui.

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania e a Secretaria das Relações Institucionais, em parceria com o Conselho da Condição Feminina, promovem entre 10 e 12 de março, a Exposição Cidadania da Mulher.

O evento contará com exposição e palestras, que acontecerão simultaneamente no Pátio do Colégio e no Espaço da Cidadania, respectivamente. Ao todo, serão montadas 30 tendas, onde serão oferecidos vários serviços específicos para as mulheres, como orientações sobre os direitos do consumidor, sobre os serviços oferecidos para vítimas de violência e questões jurídicas, teste rápido de HIV, entre outros. O evento é gratuito e aberto a toda a população.

Serviço

Casa das Rosas
Av. Paulista, 37 – Bela Vista
www.casadasrosas-sp.org.br
Tels.: (11) 3285.6986b / 3288.9447
Horário de Funcionamento: Terça a sábado, das 10 às 22h; domingos e feriados, das 10 às 18h.
Entrada Gratuita.

Museu Afro Brasil
R. Pedro Álvares Cabral, s/n. Pavilhão Manoel da Nóbrega, Parque do Ibirapuera, portão 10.
www.museuafrobrasil.com.br
Tels.: (11) 5579.8542 / 5579.7716 / 5579.6399
Horário de Funcionamento: Terça a domingo, das 10h às 18h.
Entrada Gratuita.

Museu da Imagem e do Som
Av. Europa, 158 – Jardim Europa
www.mis-sp.org.br
Tel.: (11) 2117.4777
Horário de Funcionamento: Terça a sábado, das 12h às 22h. Domingos e feriados das 11h às 21h.
Ingressos: valores variados.

Biblioteca de São Paulo
Avenida Cruzeiro do Sul, 2.630 – Santana – São Paulo
Telefone (11) 2089-0800
Entrada franca

Grupo Trupe da Américas e distribuição de poemas
Estação Barra Funda, 8 de março, das 11h às 11h45
Estação da Luz, 8 de março, das 14h às 14h45

Carolina Baladi, Grupo Trupe da Américas e distribuição de poemas 
Estação Brás (Espaço Cultural CPTM), 8 de março, das 16h às 18h30

Exposição Cidadania da Mulher
Data: de 10 a 12 de março
Horário: das 10h às 16h
Local: Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
Endereço: Pátio do Colégio, 184, térreo

Confira outros textos sobre o Dia Internacional da Mulher:

Governo tem programas especiais para saúde feminina

Inaugurações recentes do Estado receberam nomes em homenagem a mulheres

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo com Secretaria da Cultura, Metrô, CPTM, Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania e de Relações Institucionais