Ato “Pela Defesa da Gestão Pública” será realizado na Fiesp

Durante o evento será lançado o livro “Avanços e Perspectivas da Gestão Pública nos Estados”

qua, 16/08/2006 - 17h00 | Do Portal do Governo

Um ato “Pela Defesa da Gestão Pública” será realizado na próxima terça-feira (22/08), na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Durante o evento, organizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Administração (Consad), Fiesp e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), será lançado o livro “Avanços e Perspectivas da Gestão Pública nos Estados”, que relata experiências bem sucedidas em estados brasileiros nesse setor e discute os desafios que se colocam para o futuro imediato.

Segundo Evelyn Levy, subsecretária de Gestão e Recursos Humanos da Casa Civil do governo paulista, houve avanços na área de atendimento ao cidadão e na gestão de pessoas do setor público, mas há ainda muitos desafios para a administração pública.

Ela cita como exemplo de experiência bem sucedida a criação dos Poupatempos, que oferecem à população serviços como emissão de RG, Carteira de Trabalho, Atestado de Antecedentes Criminais, solicitação do CPF, além de serviços públicos eletrônicos, disponibilizados pelo e-poupatempo, como consulta de débitos de IPVA, DPVAT, multas de trânsito, pontos na CNH, registro de Boletim de Ocorrência, entre outros.

“O atendimento está melhorando no Estado de São Paulo por causa do padrão Poupatempo e também porque foram qualificados mais de 25 mil servidores públicos no Estado”, declarou. Ela ressalta a criação do serviço de avaliação da administração pública como outro fator importante. “Foram criadas 200 ouvidorias no Estado para aumentar a transparência dos serviços”, afirmou Evelyn.

Melhorar as condições das políticas públicas e da gestão dos recursos humanos para oferecer um serviço de melhor qualidade, além de definir melhor o perfil da burocracia para dar conta dos desafios do estado contemporâneo, são, para Evelyn Levy, os principais obstáculos que devem ser superados. “A gestão por resultados precisa avançar e a administração pública tem, cada vez mais, que ter clareza sobre quais são os objetivos a se alcançar”, destacou.

Para Evelyn, merece destaque também o papel desempenhado pelas Organizações Sociais (OS). “Com as OS o Estado pode oferecer mais serviços e de forma mais eficiente à população. Isso é possível porque as regras das Organizações Sociais são flexíveis”, acrescentou.

De acordo com a subsecretária de Gestão e Recursos Humanos, em São Paulo as Secretarias da Cultura e Saúde mantêm parcerias com OS. “Na Cultura são 11 contratos, entre eles o da Pinacoteca e da Orquestra Sinfônica do Estado, e na Saúde as OS são responsáveis pela administração de 19 hospitais”, informou. Ela acrescentou que as Organizações Sociais já foram adotadas por 12 estados brasileiros.

O objetivo principal do livro ‘Avanços e Perspectivas da Gestão Pública nos Estados’ é conseguir o apoio da sociedade e dos políticos para dar conta dos desafios, esclarece Levy.

“O livro será entregue para todos os candidatos à presidência da República para o tema sempre estar na agenda política”, concluiu.

Serviço:

Evento: Ato “Pela Defesa da Gestão Pública”

Data: dia 22 de agosto

Horário: 9:00 horas

Local: sede da FIESP- Avenida Paulista 1.313- São Paulo- SP

Obs: as inscrições devem ser feitas pelo telefone 3549-4499 ou pelo:

rsvp@fiesp.org.br

Da Assessoria de Imprensa do Palácio dos Bandeirantes