Atletas patrocinados pela Nossa Caixa vão a Pequim

Esportistas competem pelas modalidades de judô e tênis de mesa

qua, 23/07/2008 - 16h29 | Do Portal do Governo

Seis atletas patrocinados pelo Banco Nossa Caixa representarão o Brasil na Olimpíada de Pequim, na China, em agosto. O banco apóia esses esportistas por meio de patrocínio às federações paulistas de judô e de tênis de mesa, realizado há quatro anos.

O incentivo ao esporte é parte do compromisso social do banco.“Para a Nossa Caixa é motivo de orgulho ter seis atletas, entre os mais de cem esportistas que patrocina, como representantes do Brasil nos Jogos Olímpicos da China”, diz o presidente do Banco Nossa Caixa, Milton Luiz de Melo Santos.

“Desde já estamos torcendo para que todos tenham ótimas participações e, se possível, tragam medalhas para o nosso país”.

Judô

Quatro atletas de judô patrocinados pela Nossa Caixa foram convocados para integrarem a seleção brasileira que vai à Pequim: Leandro Marques Guilheiro, Danielli Yuri Barbosa, Eduardo Costa Lucas dos Santos e Denílson Moraes Lourenço.Leandro Marques Guilheiro, 25 anos, natural de Suzano (SP), compete pela categoria leve (até 73 Kg) e participará pela segunda vez de uma Olimpíada.

A primeira participação foi em 2004, na Grécia, onde conquistou a medalha de bronze. “Quero terminar cada prova na China sabendo que fiz 100% do que eu poderia fazer”, afirma.

Além do bronze em Atenas, seus outros resultados de destaque foram: bronze na Super Copa do Mundo de Hamburgo 2008, realizada em fevereiro; bronze na Copa do Mundo de Moscou 2008, realizada em maio; prata nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007; bronze na Copa do Mundo de Varsóvia 2007; e ouro no Mundial Júnior 2002.Danielli Yuri Barbosa, 24 anos, natural de Registro (SP), foi escolhida pela Confederação Brasileira de Judô para representar o Brasil no peso meio-médio feminino (até 63 Kg).

Pequim será sua primeira participação em olimpíada. A atleta pratica judô desde criança, estimulada pelo pai, que é professor do esporte. Há 13 anos ela se mudou com a família para o Japão. Em 2003, voltou sozinha ao Brasil para tentar uma vaga na seleção brasileira. Sua expectativa é conquistar na China a primeira medalha olímpica para o judô feminino do Brasil.

Apesar de jovem, Danielli já conquistou títulos importantes, entre eles: prata no Campeonato Pan-Americano de 2008; prata nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007; ouro no Campeonato Brasileiro de 2003; ouro no Troféu Brasil 2006; e ouro no Campeonato Paulista 2006.

O paulistano Eduardo Costa Lucas dos Santos, 25 anos, também fará sua estréia em Jogos Olímpicos na China. Ele busca a medalha olímpica na categoria médio masculino (até 90 Kg). “Meu objetivo é subir ao pódio”, afirma. Em sua trajetória esportiva, conquistou medalhas de ouro nos campeonatos Pan-Americano de 2008; Paulista de 2006 e 2007; Brasileiro de 2007; e no Sul-Americano Júnior de 2002.Denílson Moraes Lourenço, 31 anos, natural de Tupã (SP), competirá em Pequim pela categoria ligeiro (até 60 Kg). Será sua segunda participação em olimpíada – a primeira foi há oito anos, em Sydney.

Na última competição olímpica, ocorrida há quatro anos, na Grécia, o atleta acabou não se classificando em razão de uma cirurgia no ombro pela qual teve de ser submetido pouco antes das provas classificatórias. A ausência na Grécia aumentou ainda mais sua expectativa em conquistar a primeira medalha olímpica em Pequim. “Adquiri bastante experiência desde Sydney. Hoje me sinto melhor preparado e conheço mais meus adversários”, conta. “Não vou à Pequim apenas para participar. É hora de buscar medalhas”.

Seus principais títulos são: prata no Campeonato Pan-Americano de 2007; prata no Torneio de Istambul 2005; e prata nos Jogos Pan-Americanos de Winnippeg 1999.

Tênis de Mesa

Dois dos três atletas da equipe masculina de tênis de mesa que representará o Brasil em Pequim são patrocinados pela Nossa Caixa: Gustavo Tsuboi e Hugo Hoyama.Hugo Hoyama, natural de São Bernando do Campo, participa aos 39 anos de sua quinta olimpíada. O atleta acredita que a equipe de tênis brasileira tem chances de ficar entre as oito melhores da competição, resultado que, se obtido, considera ser excelente, já que é a primeira vez que o tênis de mesa brasileiro compete em uma olimpíada por equipe.

Em Jogos Pan-Americanos, Hoyama conquistou um total de nove medalhas de ouro, sendo a última no Pan do Rio 2007, quando se consagrou o esportista brasileiro com maior número de medalhas de ouro em Jogos Pan-Americanos. O mesatenista ainda é hexa-campeão latino-americano; bicampeão sul-americano; campeão por seis vezes do Campeonato Paulista  (adulto); e campeão por sete vezes do Campeonato Brasileiro (adulto).

Gustavo Tsuboi, 23 anos, paulistano, foi o primeiro mesatenista brasileiro a conquistar a vaga para Pequim, onde fará sua estréia em olimpíada. Sua classificação foi obtida logo no primeiro dia de seletiva na República Dominicana, em março deste ano. Seu desempenho ajudou o Brasil a assegurar a vaga por equipes para os Jogos de Pequim.

Tsuboi começou a jogar tênis de mesa aos 12 anos, incentivado pelo irmão mais velho, que gostava do esporte. Antes de optar definitivamente pelo tênis de mesa, praticou futebol e natação. Entre seus títulos, destacam-se: prata em duplas nos Jogos Latino-Americanos deste ano; bronze em duplas no Aberto Brasil 2008; ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio 2007 na disputa por equipes; ouro por equipe e prata no individual nos jogos sul-americanos 2006; e prata no torneio de duplas nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo 2003.

O atleta ainda é tricampeão latino-americano por equipes e campeão brasileiro individual adulto.

Da Nossa Caixa