Atletas paralímpicos recebem homenagem do Governo de SP

Esportistas do Time São Paulo foram responsáveis por 42% das medalhas conquistadas nos Jogos Paralímpicos Rio 2016

ter, 20/09/2016 - 14h02 | Do Portal do Governo

“Quero saudar os atletas que fizeram história. Esse é o maior espetáculo do planeta e o Brasil brilhou. Tivemos 156 países nas Paralimpíadas, 4.350 atletas e uma diversidade de modalidades. Em especial quero abraçar o Time São Paulo”, afirmou o governador Geraldo Alckmin, durante a entrega da Medalha de Mérito Esportivo aos atletas paralímpicos de São Paulo.

O encontro, realizado no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, recebeu 33 atletas do Time São Paulo – projeto estadual de incentivo ao esporte – participantes dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. “As Paralimpíadas foram um espetáculo maravilhoso e o Time São Paulo representou 42% das medalhas e 57% das medalhas de ouro”, disse o governador. “Deixamos como grande legado o Centro Paraolímpico Brasileiro, um dos cinco melhores do mundo”, completou.

Entre os homenageados estava a atleta Terezinha Guilhermina, medalhista de prata e bronze. “Estou bastante feliz, muito emocionada, agradecida a Deus, em especial à fala do nosso governador sobre a continuidade desse projeto”, afirmou a velocista, se referindo ao Time São Paulo – que terá renovação na parceria. “Esse projeto possibilitou muito mais do que uma preparação, mas uma estabilidade emocional no que tange às questões financeiras para essa preparação. Sem esse projeto, sem dúvida, eu não teria chegado aqui”, completou Terezinha.

Além de Alckmin, os atletas foram recebidos pela secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, e pelo secretário de Esportes, Lazer e Juventude, Paulo Gustavo Maiurino, para receber a Medalha de Mérito Esportivo.

Médicos fisiatras da Rede de Reabilitação Lucy Montoro, responsáveis por atender mais de quatro mil atletas de todas as delegações paralímpicas, também foram homenageados.

Panorama
Na 8ª colocação no quadro geral de medalhas, o Brasil somou 72 medalhas, sendo 14 de ouro, 29 de prata e 29 de bronze. Entre as conquistas do Time São Paulo, estão 14 medalhas no atletismo, sendo quatro de ouro, seis de prata e quatro de bronze. Outro destaque foram as 12 medalhas da natação, das quais quatro douradas, cinco de prata e três de bronze.

Time São Paulo Paralímpico
É a seleção composta por 34 atletas de elite de modalidades como atletismo, bocha, canoagem, judô, natação, remo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vela. A equipe é constituída por meio de convênio assinado entre o Governo de São Paulo e o Comitê Paralímpico Brasileiro, que prevê ajuda de custo para atletas e treinadores, suporte para aquisição de materiais esportivos e gastos com viagens em competições.

Do Portal do Governo do Estado