Atletas do Centro de Excelência ganham medalhas no Pan-Americano Juvenil

Foram três medalhas de bronze no heptatlo, arremesso de peso e salto em distância

ter, 04/08/2009 - 13h00 | Do Portal do Governo

Três atletas do Centro de Excelência, da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo, conquistaram medalhas de bronze no Pan-Americano de Atletismo Juvenil, realizado no final de semana, 31 de julho a 2 de agosto, em Trinidad Tobago. Geisa Arcanjo ficou em terceiro lugar na prova do arremeso de peso, Lourival de Almeida Neto no salto em distância e Cynthia Alves no heptatlo.  

Além deles, outros três atletas do centro também integraram a delegação brasileira na competição mais importante de 2009 para a categoria.

Cynthia Alves somou 5.162 pontos no heptatlo e afirma que só não ficou com o ouro – conquistado pela brasileira Vanessa Spínola (5.574 pontos) por detalhes. “O heptatlo é isso. Tem que ir bem do início ao fim para ser a primeira. Agora é treinar para evoluir nas provas que tenho dificuldade”, diz.

Geisa Arcanjo foi destaque no arremesso do peso e não fez feio no lançamento do disco. A atleta levou o bronze na primeira prova, com a marca de 15,69m, e ficou em quarto lugar na segunda, com 46,01m. “O Pan-Americano é uma competição de alto nível. Estou feliz com a medalha, no entanto, me esforçarei ainda mais para melhorar”, afirma.

Lourival de Almeida Neto faturou a terceira medalha no salto em distância, com a marca de 7,66m. “Foi uma longa caminhada até a competição, premiada com a conquista da medalha. Mas sei que é só o começo, tenho muitos anos de atletismo pela frente”, garante.

O Brasil encerrou sua participação na competição com 10 medalhas (duas de ouro, duas de prata e quatro de bronze).

Centro de Excelência

Idealizado pela Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo – SELT, em parceria com as Federações de Atletismo, Judô e Natação, o Centro de Excelência abriga hoje 300 jovens da Capital e Interior do Estado, e visa o desenvolvimento de atletas com treinamento especializado, para que possam integrar as seleções paulista e brasileira.  São aceitos atletas de ambos os sexos, na faixa de 15 a 18 anos, após serem aprovados nos testes técnicos especializados, análises psicológicas e exames médicos.

O Centro de Excelência fornece gratuitamente todo o material escolar, tratamento odontológico, médico -fisioterápico, exames laboratoriais, exames cardiológicos, alimentação acompanhada por uma nutricionista e assistência psicológica e social, alem de acompanhamento escolar. Os atletas residentes moram em alojamento no próprio prédio do Centro, recebem vale-transporte e têm direito nos finais de semana a passeios, estudos e competições.

O centro está localizado no Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, Ibirapuera, na Capital.

Da Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo