Atletas do Centro de Excelência disputarão Jogos Olímpicos da Juventude em Cingapura

Quatro alunos do projeto representarão o Brasil na competição que será realizada em agosto

qui, 22/04/2010 - 14h00 | Do Portal do Governo

Os atletas do Centro de Excelência conquistaram mais uma importante meta na temporada. Quatro jovens do projeto foram convocados para a seleção das Américas, que irá disputar o 1º Jogos Olímpicos da Juventude, marcado para agosto, em Cingapura, localizado no Sudeste Asiático. A Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) divulgou nesta semana a lista dos 14 brasileiros que carimbaram o passaporte para a competição principal do ano para a categoria menor (15 a 17 anos).

Os jovens do projeto convocados para a Olimpíada da Juventude foram Caio dos Santos (CEE – São Paulo), no salto em distância; Antonio César Rodrigues (CEE – Sertãozinho/ASA), nos 200 metros rasos; Paulo Sérgio Oliveira (CEE – São José do Rio Preto), no salto triplo, e Andressa Moreira Fidelis (CEE – Guarulhos/Estrela), no salto em distância.

A classificação dos quatro aconteceu após os resultados obtidos por eles durante a seletiva Sul-Americana Caixa de Atletismo, realizada em Uberlândia (MG), nos dias 3 e 4 de abril. Eles ficaram entre os primeiros colocados na classificação geral, que somou os resultados das seletivas realizadas no mesmo período na América do Norte e América Central e Caribe.

Para Nélio Moura, coordenador voluntário do CEE – São Paulo, Caio dos Santos representa a grande esperança de medalha para o Brasil durante os Jogos Olímpicos da Juventude. “Ele tem evoluído muito, se superando a cada competição. Já foi finalista do Mundial Menor em 2009 e tem bagagem internacional. Está preparado para representar o País e brigar por pódio”, diz.

Desde sua implantação em 1984, o projeto Centro de Excelência, da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo (SELT), vem revelando valores para o esporte nacional, como Maurren Maggi, Thiago Camilo, e tantos outros nomes de expressão no cenário esportivo.

O Centro de Excelência fornece gratuitamente todo o material escolar, tratamento odontológico, médico-fisioterápico, exames laboratoriais, exames cardiológicos, alimentação acompanhada por uma nutricionista e assistência psicológica e social, além de acompanhamento escolar. Os atletas têm o compromisso de treinar duas vezes ao dia e frequentar escola em curso regular e apresentar resultados técnicos satisfatórios no decorrer dos treinamentos.

O maior incentivo dos atletas é o contato direto com outros atletas expoentes nas suas modalidades, que colaboram no aperfeiçoamento de suas técnicas aproveitando todos os recursos dos equipamentos instalados no Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães da SELT.

O Centro de Excelência está localizado no Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, Ibirapuera, Capital, Rua Manoel da Nóbrega, nº. 1361.

Da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo