Atletas de SP carimbam passaporte para disputar mundial na Itália

Eles treinam no Conjunto Desportivo do Ibirapuera e representarão o Brasil

ter, 23/06/2009 - 19h30 | Do Portal do Governo

Os atletas Caio Cezar dos Santos, Wesley Souza e Lívia Avancini, do Centro de Excelência do Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães (Ibirapuera da Capital) garantiram vaga para disputar o Campeonato Mundial de Atletismo na Itália, que acontecerá entre os dias 8 e 12 de julho, na cidade de Bressanone.

Eles representaram o Estado de São Paulo no Campeonato Brasileiro de Atletismo, para jovens com idade até 17 anos, disputado no final de semana, 20 e 21, em Fortaleza (CE).  A competição reuniu 365 competidores, de 26 Estados e do Distrito Federal.

Livia Avancini, de 17 anos, competiu nas modalidades de arremesso de peso e lançamento de disco e já havia conquistado o índice para o mundial. Ela garantiu a medalha de ouro para o esporte paulista com a marca de 14,48m no arremesso de peso. 

Caio Cezar dos Santos,16 anos, ganhou duas medalhas: prata nos 100m, com o tempo de 11 segundos e 5 milésimos; e bronze no salto em distância, com a marca de 6,95m.

Também foi destaque na competição, Wesley Souza, 16 anos, que conseguiu a medalha de prata no salto em altura, após saltar 2,08m.

No total, o Estado de São Paulo foi o campeão por equipes com 51 medalhas (20 de ouro, 16 de prata e 15 de bronze). Em segundo lugar, ficou o Rio de Janeiro com 21 medalhas, seguido pelo Paraná com 14.

O Centro de Excelência Constâncio Vaz Guimarães é um projeto mantido pela Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo de São Paulo (SELT), em parceria com o Instituto do Salto Triplo (IMST). Para o campeonato de Fortaleza, foram inscritos 14 atletas.