Atividades na USP destacam importância da educação emocional no trânsito

Na próxima quinta-feira (19), os participantes poderão acompanhar simulador de direção e óculos de realidade virtual

ter, 17/09/2019 - 16h41 | Do Portal do Governo

Dentro da Semana Nacional do Trânsito, celebrada entre 18 e 25 de setembro em todo o Brasil, o programa Acolhe USP, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) e o projeto Envelhecimento Ativo, realizarão nesta quinta-feira (19) diversas ações na Universidade de São Paulo para promover a reflexão sobre cidadania e o comportamento responsável em ruas, avenidas e estradas.

As atividades ocorrerão em dois ambientes da Cidade Universitária, na capital paulista. Em cada local, será apresentada a palestra Educação Emocional no Trânsito, com o educador e especialista em segurança viária Rodrigo Ramalho.

Haverá também um simulador de direção veicular para treino em situações adversas de trânsito, óculos de realidade virtual com imersão em contextos de risco e possibilidade de experimentar o uso do bafômetro.

A cada hora, cinco pessoas morrem vítimas de acidentes de trânsito no Brasil, de acordo com relatório do Conselho Federal de Medicina (CMF) produzido a partir de dados do Ministério da Saúde. Nos últimos dez anos, os acidentes também já deixaram mais de 1,6 milhão de feridos, ao custo de quase R$ 3 bilhões para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Ações

O primeiro bloco de ações da acontecerá no Prédio Central da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP (Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443), entre 9h30 e 13h. A palestra será às 10h, no Auditório Lupe Cotrim, no 1º andar, e as demais atividades estarão disponíveis no saguão do piso térreo.

O segundo bloco de ações acontecerá na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da universidade (Av. Prof. Lineu Prestes, 338), das 16h30 às 19h30, no vão do prédio, próximo à rampa da entrada principal. A palestra será ministrada às 17h, no Anfiteatro da Geografia.

A palestra poderá ser acompanhada on-line, a partir das 10h, pela IPTV-USP. Os interessados podem obter mais informações pelo telefone (11) 3091-8345 ou e-mail acolheusp@usp.br.