Atividades da Semana de Recepção da USP comemoram 10 anos

Cartazes e outdoors espalhados pela USP lembram o veterano de realizar um evento de boas vindas agradável e que e não constranja o calouro.

seg, 25/02/2008 - 11h02 | Do Portal do Governo

Este ano entram na USP 10.302 novos alunos. Para receber os estudantes, na primeira semana de aula a Pró-Reitoria de Graduação e as unidades de ensino realizam a Semana de Recepção ao Calouro, que completa em 2008 dez anos de existência.

Oswaldo Crivello, professor da Faculdade de Odontologia (FO) e coordenador da Semana, diz que “são dez anos de frutos prazerosos” de trabalho. Segundo ele, foi possível implantar uma cultura de recepção na Universidade, evitando a violência a partir de valores humanísticos e de solidariedade.

Os cartazes e outdoors espalhados pela USP lembram o veterano de realizar um evento de boas vindas agradável e que e não constranja o calouro. Este, caso se sinta prejudicado ou ameaçado, pode denunciar o trote violento pelo telefone 0800-0121090.

“Quando acontece alguma coisa errada, os responsáveis são pequenos grupos de alunos, e não os centros acadêmicos ou as unidades”, fala Crivello. O professor diz também que é difícil precisar uma fronteira entre o que é ou não liberado durante a semana; mas segundo ele, uma coisa é certa: exigir que o calouro faça algo a contragosto não é permitido.

Por exemplo: pintar os novos alunos é proibido. Mas, se há permissão do calouro, a prática é autorizada. “Se o aluno fala ‘queria muito ser pintado’, então como posso proibir? Se ele está de acordo, não há problema”, explica o professor.

Histórico

A semana e os seus objetivos de uma recepção solidária tiveram início em 1998, e, desde então, vem sendo apoiada pela Pró-Reitoria, Ouvidoria e demais dirigentes da Universidade. O disque trote, por sua vez, começou a funcionar no ano de 2000, e atualmente conta com 12 atendentes, todos eles alunos da USP.

Nesse caminho de dez anos, Crivello aponta outra mudança de comportamento por parte dos professores, que também passaram a incentivar uma acolhida amigável ao novo aluno. Os docentes aumentaram o diálogo com os alunos e centros acadêmicos, realizando atividades conjuntas de recepção.

Programação

Cada unidade preparou uma semana de recepção. Elas incluem palestras, atividades esportivas e culturais, passeios e excursões. As programações passaram pela Comissão de Graduação das Unidades e pela Pró-Reitoria de Graduação. Veja a lista com as programações fornecidas pelas unidades e Pró-Reitoria de Graduação.

Da USP

(M.S.)