Atividades culturais na periferia

Programa do estado promove cinema, artesanato e hip hop; agenda de abril é homenagem ao Dia do Jovem

seg, 06/04/2009 - 14h00 | Do Portal do Governo

O público jovem poderá contar neste mês com uma extensa programação oferecida pelo Centro de Integração da Cidadania (CIC), programa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania que oferece atividades e serviços aos jovens da periferia. Postos do programa terão atividades de música, artesanato, cinema e palestras no mês que comemora o Dia do Jovem, 13 de abril.

No CIC da região Leste, o Projeto “Praler, ampliando horizontes da cidadania”, ensina aos jovens a produção de texto com atividades literárias nos dias 18 e 25; às 14 horas. Na região Norte, o jovem pode realizar oficinas de música e artesanato no dia 15, durante a manhã e tarde.

O projeto “Curta Cultura São Paulo”, que apresenta uma seleção dos melhores curtas metragens vencedores do prêmio Estímulo da Secretaria de Estado da Cultura, estará no CIC da região Sul, dia 15, às 14 e 16 horas, no CIC Feitiço da Vila, em Capão Redondo, dia 24, às 15 e 19 horas, e no CIC Guarulhos, no dia 16, às 16 horas.

Os jovens poderão conferir também apresentações de teatro, hip hop, dança de rua, capoeira e performances de skatistas no dia 19, a partir das 10 horas, no CIC localizado em Francisco Morato.

Além de atividades culturais, a agenda busca também orientar o jovem com bate-papo e palestra. No dia 24, a partir das 19h, no CIC da região oeste, os temas discutidos são: Vida na periferia, Mundo do trabalho e Violência em nosso redor. Já no dia 29, às 14 horas, um bate papo sobre a Juventude Contemporânea toma conta do posto da região Leste.

O Programa CIC também possui atividades, oficinas e cursos de capacitação que ocorrem regularmente durante todo o ano. São eles: Cursinho pré-vestibular da Educafro; Capoeira; Escolinha de Futebol; Cursos para office boy, recepcionista, balconista; hip-hop; artesanato para jovens; oficina de HTML; box; ballet; jazz e alfabetização de jovens.

Endereços dos CICs – atendimento de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas

CIC Leste – Itaim Paulista
Rua Padre Virgílio Campello, 150 – Encosta Norte – Itaim Paulista

CIC Oeste – “José Soares da Silva”
Estrada de Taipas, 990 – Jd. Panamericano – Jaraguá

CIC Norte – Jova Rural
Rua Ari da Rocha Miranda, 36 – Jova Rural – Jaçanã

CIC Sul – Jardim São Luís
Rua José Manoel Camisa Nova, 100 – Jardim São Luís

CIC Feitiço da Vila
Estrada de Itapecerica, 8887 – Capão Redondo

CIC Guarulhos – Bairro dos Pimentas
Avenida Capão Bonito, 64 – Bairro dos Pimentas

CIC Ferraz de Vasconcelos
Avenida Américo Trufelli, 60 – Conj. Residencial José Chacon Moriel – Ferraz de Vasconcelos

CIC Francisco Morato
Avenida Tabatinguera, 45 – Centro – Francisco Morato

Da Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania