Atividades culturais marcam Semana do Meio Ambiente no Metrô

Instituição vai realizar desfile com roupas recicladas na sexta-feira

qua, 03/06/2009 - 10h00 | Do Portal do Governo

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, que ocorre entre os dias 1º e 5 de junho, os usuários do Metrô vão se deparar com diversas atividades culturais espalhadas pelas estações. São exposições, oficinas de reciclagem e está programado até um desfile com roupas alternativas, produzidas com materiais reciclados, para a sexta-feira, 5, na estação da Sé.

Os produtos usados na confecção de roupas do desfile, assinado pela estilista Consuello Matroni, são caixas de leite, latas, radiografias e até CDs. Já as exposições mostram, entre outros temas, fotos sobre a vida selvagem, o reaproveitamento de produtos plásticos, esculturas de aves ameaçadas de extinção e a sustentabilidade da água, a utilização da terra.

O objetivo das atividades é conscientizar a população sobre a conservação do meio ambiente e praticar atitudes sustentáveis. Os interessados em conferir as exposições precisam estar dentro da área paga do Metrô – o valor do bilhete unitário é R$ 2,55. O desfile de roupas alternativas acontece na área livre da estação Sé.

Confira a programação da Semana do Meio Ambiente nas estações do Metrô:

Paraíso
– “Oficinas 3Rs – Reutilizar, Recolher e Reciclar”. As atividades ocorrem nos dias 2, 4, 18 e 25 de junho, às 14h. Durante os encontros, os monitores mostram ao público a versatilidade que um produto plástico possui e a sua capacidade de transformação.
– “Arte com Plástico Reutilizado”. A exposição mostra que o lixo plástico se transforma em bijuterias, luminárias, brinquedos e acessórios.

Luz
– Wildlife Photographer of the Year no Brasil. São mais de 20 imagens originárias de um concurso internacional realizado pelo Natural History Museum (NHM), de Londres, que apresentam a diversidade da vida selvagem.

São Bento
– “Do Lixo ao Luxo – Moda Consciente”, mostra com acessórios criados por Renata Campos a partir câmara de ar reutilizada, material similar ao couro.
– Mobiliário Sócio-ambiental: o artista Nido Campolongo expõe peças criadas para a FIESP com o objetivo de mostrar como o resíduo industrial pode oferecer soluções em grande escala para a preservação ambiental.

Chácara Klabin
– “Aves Ameaçadas” – mostra de esculturas de aves silvestres brasileiras ameaçadas de extinção pela depredação de seu habitat e pelo comércio ilegal.

Ana Rosa
– “Sustentabilidade da Água”, com telas de Rose de Paulo. A ideia da pintora é alertar a população para evitar o desperdício de água potável.


– “Pet Iluminação”, exposição de luminárias feitas com garrafas PET.
– Desfile de moda com roupas feitas com material reciclado, criadas pela estilista Consuello Matroni, dia 5 de junho, às 12h.

Vila Madalena
– “TERRA – Que Planeta Você Deixaria Para Seus Filhos?”, peças produzidas por artistas da Associação Brasileira dos Artistas Plásticos de Colagem.

República
– Jardim Botânico de São Paulo – 80 anos. Exposição fotográfica constrói uma linha do tempo sobre a instalação do Jardim na Cidade de São Paulo desde sua inauguração, na década de 20, até os dias atuais.

Santo Amaro
– “Da Consciência à Ação”, a partir do conteúdo da cartilha “Será o Benedito?” o público poderá adquirir informações sobre as atitudes mais apropriadas para a preservação do planeta.