Atividades ao ar livre atraem turistas para o Parque de Ilhabela

Trilhas com cachoeiras, praias, mergulhos e caminhadas são alguns dos atrativos do local

qui, 14/02/2013 - 18h45 | Do Portal do Governo



Criado em 1977, o Parque Estadual de Ilhabela, situado a 220 quilômetros da capital, está localizado no Arquipélago de São Sebastião e abrange aproximadamente 85% da ilha. Composto por 12 ilhas, integra o Município de Ilhabela e destaca-se por fornecer grande aporte de água doce em meio a condições oceânicas.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Excluindo a ilha de São Sebastião, cujos limites são definidos por cotas altimétricas – que variam de 200m a 0m – as ilhas do arquipélago estão totalmente inseridas nos limites do parque. Os ecossistemas presentes abrigam centenas de espécies de mamíferos, répteis e aves.

O local é boa opção para quem gosta de trilhas com cachoeiras, de praias e mergulhos. Um dos roteiros mais procurados por ecoturistas que gostam de caminhadas desafiadoras é a Trilha do Pico do Baepi. Seu principal atrativo, além da Mata Atlântica preservada, são os mirantes, que proporcionam vistas panorâmicas, com paisagens incríveis.

Outro destaque é a Estrada Parque de Castelhanos. Com uma extensão de 17 km, o percurso liga a zona urbana de Ilhabela com a comunidade da Praia dos Castelhanos e pode ser feito a pé, de bicicleta, a cavalo ou em veículo.

Ilhabela

O fluxo turístico em direção à região teve início na década de 1950, com a abertura da Rodovia dos Tamoios (SP-99), ligando o Vale do Paraíba e a capital paulista ao litoral. Na década de 1970, a abertura da Rodovia Rio-Santos (BR-101) foi fundamental para o estabelecimento da região como polo turístico, mudando substancialmente a paisagem regional, com a construção de residências de veraneio e equipamentos destinados à atividade turística e atraindo migrantes pra o trabalho na construção civil. Os parques estaduais ocupam aproximadamente 80% da área regional.

SERVIÇO
Parque Estadual Ilhabela (Praça Coronel Julião de Moura Negrão, 115, Centro, Ilhabela – SP)
De 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Em temporadas, aos sábados, das 14h às 22h, e aos domingos, das 14h às 20h. Fora de temporada não abre aos finais de semana
(12) 3896-2585 / 3896-1646 / 3896-2660
A entrada é gratuita, mas a maioria das trilhas depende de contratação de guias. Preços sob consulta diretamente nas unidades de conservação. Para mais informações no site do Parque.

Do Portal do Governo do Estado