Atibaia recebe atividades da 35ª edição da Festa do Morango

Organizadores do evento têm expectativa de que aproximadamente 70 mil pessoas participem das ações no município paulista

qui, 05/07/2018 - 8h29 | Do Portal do Governo

Órgão do Governo do Estado prestigiam a 35ª Festa do Morango de Atibaia-Jarinu, no interior paulista, que teve início em 23 de junho e conta com expectativa de receber 70 mil visitantes. A Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento, marcou presença por meio do Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes (DSMM).

Na abertura do evento, o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Francisco Jardim, acompanhado pelo diretor do DSMM, Ricardo Lorenzini, conferiu as matrizes micropropagadas de morango produzidas pelo Núcleo de Produção de Mudas (NPM), de Tietê.

Segundo a diretora do NPM de Tietê, Walkíria Nicolosi, a intenção era que todos os frequentadores conhecessem o processo inovador em produção de mudas. “Levamos todos os vidros com as fases de multiplicação, bem como os produtos usados pelo laboratório para simular todo o processo para que o público saiba como uma muda micropropagada é produzida”, explica.

Em linhas gerais, a micropropagação é o conjunto de técnicas que permite a produção de mudas em escala. Com isso, são empregados conhecimentos em genética e fisiologia vegetal para a obtenção de mudas de elevado potencial produtivo.

No caso, a produção é realizada em laboratório e as plantas se desenvolvem em vidros. As mudas são fabricadas a partir de tecidos vegetais sadios. A técnica permite a produção de mudas sem vírus, fungos e bactérias.

Matrizes

O presidente da Associação dos Produtores de Morango e Hortifrutigranjeiros de Jarinu e Região, Oswaldo Maziero, reforçou que a organização compra matrizes da Cati desde 2008. “Usamos menos agroquímicos e isso é benéfico para nós e para o consumidor”, explica.

A qualidade dos morangos produzidos na região é bastante conhecida pelo mercado consumidor e ambas as cidades continuam como destaque na produção de itens no território paulista.

De acordo com os organizadores, o evento conta com infraestrutura para receber os visitantes e que todos poderão se deliciar com os doces. Vale destacar que a festa tem entrada gratuita e segue até 9 de julho com atrações para toda a família, comidas típicas, pavilhão de exposição e shows regionais.

O Parque do Morango “Duílio Maziero” está localizado no Campo dos Aleixos, em Atibaia. O acesso ao local é pela Rodovia Edgard Máximo Zambotto, Km 77 – Saída 87 da Rodovia Dom Pedro I. Os interessados podem obter mais informações pelo telefone (11) 4417-1097.