Atibaia recebe a quinta edição do Revelando SP

Com participação de 80 municípios, evento será realizado de 5 a 8 de janeiro

qui, 05/01/2012 - 14h00 | Do Portal do Governo

Com a realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, e parceria com a Prefeitura Municipal de Atibaia, o V Revelando São Paulo Entre Serras e Águas será realizado de 5 a 8 de janeiro, no Parque Municipal Edmundo Zanoni, mostrando a diversidade da cultura raiz e tradicional da região.

Com entrada gratuita, o evento dispõe de 30 espaços culinários, 50 de artesanato, Rancho Tropeiro, espaço indígena, cortejos pelas ruas da cidade e a corrida de cavalhada. No palco, aproximadamente 110 grupos trarão manifestações artísticas durante os quatro dias do evento. Toda a programação do festival será transmitida pela internet na “TV Revelando” por meio do site www.revelandosaopaulo.org.br, das 10h às 22h.

“O Revelando São Paulo divulga e, assim, fortalece as manifestações culturais tradicionais, produzidas não como folclore, mas como parte de uma cultura viva”, afirma o Secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo.

O Rancho Tropeiro, nesta edição, vem com um novo formato, o que inclui a participação de novos municípios. As cidades de Guararema, Monteiro Lobato, São Francisco Xavier, Paraibuna, Redenção da Serra e São José dos Campos trarão a culinária tropeira com tutu de feijão, galinhada, arroz tropeiro, mandioca frita, bolos de milho e fubá, cural, doces de abóbora e o tradicional café caipira torrado na hora no fogão a lenha.

A Imagem de Nossa Senhora Aparecida, depois de peregrinar por Joanópolis, Mairiporã, Nazaré Paulista, Piracaia, Jarinu, Várzea Paulista, Itupeva e Bom Jesus dos Perdões, chega nesta quinta-feira, 5, ao Parque, marcando o início do festival com apresentações de 20 duplas de violeiros, duas orquestras e quatro grupos de catira, com muita música de raiz sertaneja.

Na sexta feira, 6, a programação continua com as orquestras da cidade de Socorro, Viola Morena da Fronteira, Grupo Viola caipira infantil e Orquestra de Viola Brasileira de Atibaia. A Dança de São Gonçalo vem representada pelas cidades de Atibaia, Cajamar, Jarinu, Lagoinha, Piracaia, Nazaré Paulista.

Sábado, 7, o colorido e o movimento ficam por conta dos palhaços e reis das Folias de Reis das cidades de Araras, Arujá, Cajamar, Lagoinha, São Sebastião e Várzea Paulista. Haverá, ainda, o cortejo dos bonecos gigantes do Zé Pereira de Atibaia e a apresentação de grupos étnicos com as danças cigana, italiana, russa, portuguesa e indiana no Festival da Amizade.

No último dia do evento, domingo, 8, as ruas de Atibaia recebem cerca de 40 grupos de Congos e Moçambique de São Paulo e Minas Gerais, além dos cortejos dos carreiros e carros de bois da cidade de Bom Jesus dos Perdões e a despedida da Imagen Peregrina que volta ao Santuário Nacional em Aparecida.

Serviço

V Revelando São Paulo Entre Serras e Águas
Data: 5 a 8 de janeiro
Horário: das 9h às 21h
Local: Parque Municipal Edmundo Zanoni
Endereço: Avenida Horácio Neto, 1030 – Atibaia
Estacionamento no local
Entrada franca
Informações: www.revelandosaopaulo.org.br (11) – 3312 2900
Ao vivo pela internet www.revelando.tv.br
twitter: @revelandosp / facebook: revelandosaopaulo

Da Secretaria da Cultura