Atendimentos nas áreas médica e de convivência

A Secretaria da Saúde dispõe de dois Centros de Referência do Idoso

ter, 13/11/2007 - 11h30 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde dispõe de dois Centros de Referência do Idoso (CRI), nas zonas leste e norte (este dentro do Complexo Hospitalar do Mandaqui – Rua Voluntários da Pátria, 4301) da capital. Os dois órgãos reúnem, em um único local, serviços gratuitos (nas áreas assistenciais e de convivência) a essa faixa da população.

O CRI Zona Leste, por exemplo, reúne na área assistencial 15 especialidades médicas, além de atendimento multiprofissional (nas áreas de Fisioterapia, Odontologia, Assistência Social, Nutrição, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Educação Física, Psicologia, Farmácia e Enfermagem) e apoio diagnóstico (mamografia, ultrassonografia, raio X, ecocardiograma e doppler vascular). Todos esses atendimentos destinam-se a pacientes acima de 60 anos encaminhados pelas 44 Unidades Básicas de Saúde de São Miguel Paulista, Ermelino Matarazzo e Itaim Paulista, região que abrange cerca de 76 mil idosos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE).

Os atendimentos de convivência compreendem oficinas culturais (de dança, artesanato, pintura em tela e bijuteria, por exemplo), curso de alfabetização, jogos adaptados para idosos, jogos de mesa, prática de exercícios físicos, entre outras atividades. Destinam-se à população em geral, acima de 60 anos, e não leva em conta área de abrangência.