Atendimento humanizado é destaque de novo hospital

Um enorme painel do pintor e escultor pop Romero Brito, instalado no hall de entrada do novo Instituto do Câncer de São Paulo “Octavio Frias de Oliveira”, dá um ar […]

ter, 06/05/2008 - 16h53 | Do Portal do Governo

Um enorme painel do pintor e escultor pop Romero Brito, instalado no hall de entrada do novo Instituto do Câncer de São Paulo “Octavio Frias de Oliveira”, dá um ar diferenciado ao hospital voltado ao atendimento de pacientes com câncer. Tons pastéis e placas em diferentes cores nos andares do edifício também ajudam a quebrar a relação médico/paciente/maca/remédio amargo e leito.

Assim, o maior hospital exclusivo para tratamento de câncer da América Latina surge com a filosofia de humanização e hospitalidade total, envolvendo espaços acolhedores, apoio aos familiares, atenção individualizada e interação entre os pacientes, com o objetivo de não apenas cuidar de doenças, mas das pessoas. Para isso haverá um grupo de trabalho com representantes de todas as áreas do instituto.

Nas sessões de quimioterapia, por exemplo, haverá pelo menos três poltronas próximas uma das outras, para que os pacientes possam conversar, dividir seus problemas, contar histórias de vida e se auxiliar mutuamente. Além disso, todos os pacientes internados terão direito a acompanhantes e as visitas terão horário flexibilizado.

O projeto de humanização, que foi estruturado com antecedência, além de envolver o acolhimento de pacientes e familiares, pretende dar maior qualidade na relação entre os profissionais do instituto e dos usuários, desde a consulta até a internação e realização de exames. Também está prevista a criação de um setor de cuidados paliativos, para atendimento a pacientes sem chances de cura.

Outros projetos que já deram resultado em hospitais da rede estadual paulista também serão implantados no novo instituto. Um deles é o Conte Comigo, espécie de ouvidoria moderna, que disponibiliza estrutura similar a de um Serviço de Atendimento ao Cliente, com funcionários, comunicação visual, sala, números de telefone e e-mails específicos, buscando intermediar e solucionar eventuais problemas relatados pelos usuários de cada unidade.

“Queremos que cada profissional do instituto sinta a necessidade de prestar um atendimento diferenciado a pessoas que passam por um momento difícil em suas vidas. O atendimento humanizado deve ser parte do dia-a-dia do novo hospital, em todas as suas alas”, afirma o secretário estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

M.S. / Secretaria da Saúde

(I.P.)