Atendimento a pessoas com pedra no rim é mais comum no verão

Atendimentos no Centro de Referência de Saúde do Homem crescem 30% no período mais quente do ano

seg, 20/12/2010 - 11h00 | Do Portal do Governo

No verão, o número de atendimentos a pessoas com quadro de pedra no rim cresce cerca de 30% em relação aos demais períodos do ano. É o que aponta levantamento da Secretaria da Saúde com base nos dados do Centro de Referência em Saúde do Homem, ligado ao Hospital de Transplantes do Estado (antigo Hospital Brigadeiro), na capital paulista.

Com a chegada da estação mais quente do ano, é comum que as pessoas transpirem mais e não aumentem a quantidade de água ingerida ao longo do dia, o que pode causar a desidratação do corpo, diminuição da urina e, por consequência, problemas de saúde como os cálculos renais. Para orientar a população, a equipe de urologia do órgão preparou algumas dicas simples que podem evitar o aparecimento das pedras.

Além de beber mais água, ingerindo em torno de três litros por dia, e evitar segurar por muito tempo a urina, indo mais vezes ao banheiro, é importante que as pessoas façam refeições mais leves, saudáveis e não exagerem no consumo de sal, carne vermelha e alimentos industrializados, como pizzas, enlatados e conservas.

O tabagismo também aumenta a chance de desenvolvimento dos cálculos. Já os exercícios físicos são sempre bem vindos e devem ser realizados por, pelo menos, três vezes na semana.

O médico urologista Fábio Vicentini, do Centro de Referência em Saúde do Homem, explica que 12% da população apresenta cálculo renal. Deste total, em 80% dos casos as pedras são expelidas naturalmente, mas os 20% restante apresentam dores mais fortes e outros problemas, como as infecções, e necessitam de tratamento com remédios e, em alguns casos, até de cirurgias.

“No verão o número de atendimentos de pacientes com problemas renais é muito mais elevado do que no restante do ano, pois a desidratação é o fator mais agravante para a formação de pedras nos rins. Se a população tomar estes pequenos cuidados com a alimentação, não há com o que se preocupar”.

Conheça o que realmente ajuda a evitar a formação de cálculos renais:

Verdades     

Incluir na dieta legumes e frutas ricas em água, como a melancia e os sucos cítricos de laranja e limão contribuem para o bom funcionamento dos rins.

Mitos

Ingerir chás, como o de “quebra pedra”, compostos caseiros contendo ervas e sementes ou azeite pode não ajudar e, ainda, causar outros problemas de saúde.

Da Secretaria da Saúde