Atendidos pelo SUS têm centro ambulatorial no Albert Einstein

Durante inauguração, Serra anunciou Etec na região do M'Boi Mirim, na capital

ter, 23/06/2009 - 16h09 | Do Portal do Governo

O governador José Serra participou, na terça-feira, 23, da inauguração do novo Centro de Medicina Ambulatorial que integrará o Complexo Morumbi do Hospital Albert Einstein, na capital. O hospital é credenciado pelo SUS para a realização de transplantes de fígado, pâncreas e rim. De abril de 2008 a março de 2009, foram realizados 185 transplantes no espaço, o que representa um valor de mais de R$ 7 milhões.

“Cria-se aqui um complemento muito importante para aquele que é um dos principais centros hospitalares de alta complexidade do País”, disse o governador durante cerimônia de inauguração.

O Einstein possui ainda uma parceria com a Secretaria do Estado da Saúde que mantém médicos e enfermeiros do instituto nos hospitais estaduais para coordenarem a Comissão Interhospitalar de Transplantes, que amplia o número de doadores. Além disso, a Secretaria possui no Einstein vagas para profissionais para pós-graduação em processo de doação de transplantes.

O novo Centro Ambulatorial, com 70 mil m² e 16 andares, realizará cirurgias simples, serviços de agendamento de check-up e consultas. Cinco dos 16 andares serão destinados a 200 consultórios. Com o espaço, o hospital vai dobrar a capacidade de atendimento. O Centro de Diagnósticos, hoje no antigo prédio, também será realocado e aumentará em 50% a capacidade de atendimento.

Em parceria com a ONG Planetree, o prédio foi criado sob os conceitos de humanização em que o paciente é foco de todo o processo assistencial: desde a arquitetura, disposição dos serviços, até as terapias oferecidas para minimizar os impactos dos tratamentos médicos.

O projeto de expansão do hospital prevê ainda a construção de mais 2 prédios até 2012, o que vai aumentar o número de leitos de 485 para 700.

Etec M’Boi Mirim

Durante a cerimônia de inauguração, o governador José Serra anunciou também um nova Etec (Escola Técnica Estadual) em M’Boi Mirim, zona Sul da capital, prevista para 2010.

A previsão é de que sejam oferecidas 160 vagas para Ensino Médio e 320 para sete cursos técnicos – enfermagem, farmácia, imobilizações ortopédicas, nutrição e dietética, prótese dentária, segurança do trabalho e análises clínicas. Cada curso deve oferecer 40 vagas.