Atenção, mulheres: saiba como aliviar os sintomas da TPM com a alimentação

As dicas são do programa "Meu Prato Saudável"

seg, 07/03/2016 - 10h02 | Do Portal do Governo

Os incômodos causados pela TPM (Tensão Pré-menstrual) são de conhecimento da maioria das mulheres. Ansiedade, irritabilidade, depressão, insônia e confusão mental estão entre os sintomas mais comuns no período que antecede à menstruação.

Para melhorar esses desconfortos, o programa “Meu Prato Saudável”, uma parceria do Instituto do Coração (InCor) com a LatinMed Editora em Saúde, elaborou um cardápio especial.

Alguns grupos de alimentos, como soja e vegetais ricos em antioxidantes, como brócolis, couve-flor, couve e repolho são indicados para serem consumidos na TPM. Alimentos ricos em ômega 3, encontrados em peixes como salmão, truta, sardinha, atum e cavalinha, também ajudam a aliviar os sintomas da tensão.

Já o consumo de leite, seus derivados e de vegetais de folhas verde-escuras é indicado, em especial, para as mulheres que sofrem com cólicas menstruais e com retenção de líquido. Esses alimentos possuem cálcio, que diminui a contração muscular e as dores nas costas.

Mudanças de hábitos são essenciais. Um menor consumo de açúcares e de bebidas alcoólicas evitam desequilíbrios na flora intestinal, normalizam a função enzimática e ainda modulam o estrogênio circulante.

Do Portal do Governo do Estado