Atenção Geeks de plantão: o MIS programou um dia inteiro gratuito dedicado a vocês

Atrações vão de concurso de cosplay até debates e palestras

sáb, 03/09/2016 - 11h23 | Do Portal do Governo

O MIS – Museu de Imagem e Som, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, dedicou um dia inteiro, gratuito, de atrações para os fãs da cultura Geek. No dia 7 de setembro, a partir das 12h, acontecerá a segunda edição do Big Geek Day. As mais variadas atrações estão disponíveis:

– Oficinas de cosplay, de bonecos e gráfica de monstros japoneses;
– Palestras e debates sobre Pokémon GO, Comic con Experience, música eletrônica 8bit, influência dos mangás na HQ ocidental e a volta da Revista Dragão;
– Shows com as bandas Mr. Geek e Chippanze;
– Concurso de cosplay
– Partidas em consoles eletrônicos e exposição gastronômica.

Confira a programação completa:

OFICINAS
13h30 às 16h
Oficinas de Cosplay
Local: Sala de interfaces
Vagas: 40 vagas cada oficina (retirada de senha com uma hora de antecedência na Recepção do MIS)
Serão ministradas três oficinas: Cosplay: primeiros passos, Estilização de perucas e A importância da maquiagem na caracterização do personagem.

13h30
Primeiros Passos
Jessica Campos, também conhecida como Pandy, dá dicas para os que desejam se aventurar nesse hobby, com informações preciosas pra fazer quem quer fazer seu primeiro cosplay. Entre os assuntos abordados estão: qual personagem escolher, onde encontrar tecidos e outros materiais, onde trocar ideias com cosplayers experientes, entre outras. Duração: 30 minutos.

14h
Estilização de Perucas
A oficina será ministrada por Laura Demétrios, ou Pyon como é mais conhecida. Os participantes poderão aprender como tirar o melhor proveito das suas perucas, com técnicas para adaptá-las em diversos estilos e as utilizando em personagens diferentes. A oficina ainda dará dicas para conservar melhor a peruca e corrigir alguns dos maus tratos já infligidos aos fios. Ela também ensinará os interessados como colocar corretamente uma peruca, a pentear, a estilizar, lavar e muitos outros truques. Se o participante já possuir uma peruca, poderá leva-la e tirar todas as suas dúvidas. Duração: 60 minutos.

15h
A importância da maquiagem na caracterização do personagem Adriane Ishida, co-fundadora da Beauty Concept (escola de maquiagem japonesa) apresenta uma visão geral do universo da maquiagem artística e mostra como os cosplayers podem aproveitar diversas técnicas em suas caracterizações. Serão mostrados alguns efeitos de maquiagem, truques e técnicas de aplicação de produtos. Duração: 60 minutos.

13h
Oficina de bonecos
Local: Sala do Educativo
Vagas: 20 (retirada de senha com uma hora de antecedência na Recepção do MIS)
Duração: 2h30
Já pensou em fazer seu personagem favorito e de quebra aprender uns pontinhos de costura? A educadora Yule Barbosa irá ministrar uma oficina de criação de bonecos em feltro, não é necessário saber costurar para participar. Vem fazer sua Princesa Jujuba com a gente! Observação: Yodas, Pikachus e outros seres serão aceitos também.

16h
Oficina Gráfica de monstros japoneses
Local: Sala de Interfaces
Vagas: 40 (retirada de senha com uma hora de antecedência na Recepção do MIS)
Duração: 120 minutos
A oficina ministrada por Janaina Tokitaka aborda a representação gráfica do rico folclore japonês, desde o período Edo até o mangá contemporâneo. Serão analisadas obras exemplares do gênero, como a coleção Yumoto Koichi, as lendas de Kono e os mangás de Junji Ito. Após a aula expositiva, os alunos serão convidados a representar monstros utilizando uma vertente livre da técnica tradicional japonesa sumi-ê.

PALESTRAS E DEBATES
12h

O fenômeno e o futuro de Pokémon GO
Local: Auditório LABMIS
Vagas: 66 (retirada de senha com uma hora de antecedência na Recepção do MIS)
Duração: 60 minutos
Debate com jornalistas especializados sobre Pokémon GO, o fenômeno mundial para smartphones e dispositivos móveis. Serão discutidos temas sobre o sucesso de Pokémon GO e o futuro do mercado mobile após o lançamento do game. Os visitantes poderão interagir com perguntas aos convidados e concorrer a brindes através de pequenas atividades. Entre os convidados, estão Claudio Prandoni, jornalista e criador do livro Pokémon GO: de A a Z, Igor Andrade e Felipe Camarossi, editores da revista Nintendo World e Mario Toledo, do site N-Party.

13h
Construa e eles virão: case CCXP – Comic con Experience
Local: Auditório MIS
Vagas: 172 (retirada de senha com uma hora de antecedência na Recepção do MIS)
Duração: 60 minutos
A palestra será ministrada por Ivan Costa, sócio-fundador da CCXP Comic Con Experience, evento de cultura pop e entretenimento que já entrou para o calendário mundial.

15h
Chippanze
Local: Auditório LABMIS
Vagas: 66 (retirada de senha com uma hora de antecedência na Recepção do MIS)
Duração: 60 minutos
O coletivo apresenta uma palestra com os membros Pulselooper, Hypnodrive e Escaphandro, ensinando princípios básicos de música eletrônica 8bit sequenciada em pequenos programas de fácil entendimento chamados trackers. Além de princípios básicos de pixelart, cuja proposta é oferecer produção de arte pixelizada a partir de um software livre multiplataforma.

16h30
Como os quadrinhos japoneses revolucionaram a HQ ocidental
Local: Auditório LABMIS
Vagas: 66 lugares (retirada de senha com uma hora de antecedência na Recepção do MIS)
Duração: 60 minutos
Rogério de Campos fala sobre como os quadrinhos japoneses, como Pokemon, Dragon Ball e Gen Pés Descalços, entre outros, revolucionaram a HQ ocidental.

18h
A volta da revista Dragão Brasil
Local: Auditório LABMIS
Vagas: 66 lugares (retirada de senha com uma hora de antecedência na Recepção do MIS)
Duração: 60 minutos
Dragão Brasil, a revista que marcou uma geração de leitores no Brasil, ressurge na internet depois de 11 anos. Saiba mais como as mídias sociais trouxeram de volta esse marco da fantasia, ficção e literatura com esta edição especial que adapta a série de TV Stranger Things, do canal Netflix, para RPG, num bate-papo com Rogerio Saladino, um de seus editores originais.

SHOWS NA ÁREA EXTERNA
Os shows integram a programação do Samsung Conecta, projeto onde a música e a tecnologia promovem encontros entre diferentes linguagens, com shows, performances, projeções e festas. No MIS serão realizados, entre agosto e novembro, dez atrações musicais, entre eles os shows das bandas Mr Geek e Chippanze.

14h
Mr Geek
Local: Área externa
Duração: 60 minutos
A Mr. Geek estará presente no Big Geek Day trazendo, em um clima de festa e empolgação, sons que aquecem a mente e o coração, com um repertório cheio de músicas de filmes, games e séries que marcaram as décadas de 1980, 1990 e 2000. O projeto musical paulistano teve sua estreia no Anime Friends 2013 (maior evento até então de cultura Pop, em sua edição de 10 anos) e conta hoje com uma formação mais comprometida com o entretenimento. Depois de três anos de estrada e shows em diversos eventos de cultura geek, os músicos Ric Sans (vocais), Gabriel Fox (guitarra), William Asato (guitarra), Dan Hisa (baixo) e Geovani Rodrigues (bateria) se comprometem com esse sentimento nostálgico e tão delicioso.

18h
Chippanze
Local:
Área Externa
Duração: 60 minutos
O show conta a apresentação dos artistas Pulselooper e Hypnodrive, intercalando músicas, com imagens projetadas pelo VJ Escaphandro durante o set. Chippanze é um selo/coletivo especializado em chipmusic do Brasil, uma maneira de produzir música eletrônica utilizando videogames antigos como o Gameboy, Nintendo 8bit ou programas de computador que simulem esses timbres de baixa resolução. Nasceu como meio de divulgar a cultura da chipmusic no país através de apresentações musicais, workshops, palestras e lançando produções de artistas do mundo todo.

CONCURSO DE COSPLAY
14h
Concurso de Cosplay
Local: Área externa
Como um hobby que cresceu de forma significativa nos últimos anos, o cosplay tem ganhado grande destaque nos meios de comunicação, no Brasil e no mundo. Caracterizar-se como seus personagens favoritos é uma das formas mais explícitas e genuínas encontradas pelos fãs para demonstrar a apreciação pelas obras da cultura pop. O mundo do entretenimento é a alma do cosplay, um hobby que atrai de forma eficaz os mais variados tipos de consumidores.

17h30
Resultado do Concurso de Cosplay
Local: Área externa

DURANTE TODO O DIA

12h – 19h
Encontro Social/MeetUp:
Partidas livres de consoles Nintendo
Local: Foyer LABMIS
Encontro social (MeetUp) de jogadores do grupo N-Party que acontece durante todo o evento. O encontro conta com rodadas de jogos livres de consoles Nintendo, incluindo games como Pokémon, Mario Kart 7, Monster Hunter Ultimate e mais para Nintendo 3DS e Super Smash Bros. para Nintendo Wii U.

12h – 19h
N-Party Challenge
Local: Diversos pontos do museu
Organização de uma competição gratuita de jogos eletrônicos e idealizada para participação do público geral. Serão utilizados diferentes consoles do grupo e diferentes jogos, planejados para diferentes níveis de interação dos participantes. Mais informações de como participar no site do MIS.

12h – 19h
Lounge Social Comics
Local: Nicho
Espaço destinado para a livre utilização do app Social Comics. São mais de três mil títulos de histórias em quadrinhos para o público ler durante todo o período do evento. Com gratuidade de 14 dias para novos inscritos, o Social Comics traz obras antigas e inéditas de autores independentes, além de exemplares das maiores editoras do gênero do País.

12h – 19h
Expositores e feira gastronômica
Local: Área externa

SERVIÇO
Big Geek Day
Dia 7 de setembro a partir das 12h
MIS – Museu de Imagem e Som
Avenida Europa, 158 – Jardim Europa – São Paulo
Informações: (11) 2117-4777 | www.mis-sp.org.br

Do Portal do Governo do Estado