Ateliê de Artes da USP oferece curso infantil gratuito de artes plásticas

Aulas de pintura, escultura, cerâmica, gravura e fotografia são direcionadas a crianças de 7 a 12 anos

dom, 17/08/2008 - 12h21 | Do Portal do Governo

O Ateliê de Artes da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de são Paulo (ECA/USP) oferece aulas gratuitas de pintura, escultura, cerâmica, gravura e fotografia, entre outras linguagens plásticas, para crianças de 7 a 12 anos que residem em São Paulo. Embora o período de inscrição fosse até o dia 25 de agosto, as 40 vagas (20 pela manhã e 20 à tarde) se esgotaram poucos dias após a abertura. Mais de 100 crianças procuraram a instituição na primeira semana. Quem estiver interessado, precisa aguardar até o próximo ano, quando recomeçam novas turmas.

Com duração de 1h30, as aulas são ministradas por alunos do último ano do curso de licenciatura em artes plásticas da ECA/USP. A partir do dia 26 deste mês, as crianças iniciam as experimentações artísticas. As aulas ocorrem sempre às terças-feiras, até o início de dezembro. Além dos trabalhos em sala, haverá visitas aos museus da universidade e aos espaços naturais do entorno. Todo o material, infra-estrutura e pessoal de apoio são provenientes do Programa de Formação de Professor da USP.

A coordenadora do curso, professora Christina Rizzi, disse que a idéia de ensinar arte para as crianças nasceu da necessidade de oferecer formação prática aos graduandos. Antes de ensinar a meninada, os estudantes passam por estágio de observação. Mesmo durante as aulas, há ainda ajustes na proposta pedagógica, registro das experiências e anotações no final dos trabalhos, informa Christina. Tudo para aperfeiçoar o programa-piloto que começou no primeiro semestre do ano, mas já tem assegurada a sua permanência.

O próximo passo será ampliar o número de vagas, as faixas etárias e, possivelmente, incluir os adultos. Por ser experimental, a primeira turma contou com a participação de 20 crianças, a maioria da comunidade USP, e de quatro estudantes de Artes Plásticas. Os novos inscritos residem em bairros próximos à Cidade Universitária. Alguns vêm de colégios particulares conceituados. O número de vaga depende, também, da quantidade de graduandos interessados em participar do programa para obter diploma. 

SERVIÇO
Aulas são ministradas no Departamento de Artes Plásticas da ECA/USP
Avenida Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443
Cidade Universitária – São Paulo
Manhã: das 9 às 10h30
Tarde: das 14h30 às 16 horas

Claudeci Martins, da Agência Imprensa Oficial

(M.C.)