Associação dos Amigos do Museu do Café empossa conselheiro

Xico Graziano, secretário do Meio Ambiente, é indicado conselheiro pelos serviços prestados

sex, 20/02/2009 - 20h09 | Do Portal do Governo

A Associação dos Amigos do Museu do Café realizou, na quarta-feira, 18, solenidade de posse do secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, como conselheiro, escolhido pela sua representatividade no setor agropecuário, especialmente pela sua atuação como secretário da Agricultura e Abastecimento, deputado federal, presidente o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA e outros cargos.

A solenidade de posse ocorreu no antigo Salão do Pregão da Bolsa Oficial de Café, na cidade de Santos, litoral paulista, onde ocorriam as negociações do principal produto da pauta de exportações brasileiras na primeira metade do século passado. Embora não conserve a mesma importância na economia do país, o salão não perdeu a sua imponência ostentando o amplo vitral no teto, os pisos de mármore e as telas de Benedito Calixto, que contam a história da criação da Villa de Santos.

Para Guilherme Braga Abreu Pires Filho, diretor do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil, que preside o Museu do Café, o nome de Graziano foi escolhido por unanimidade pelo Conselho de Administração da entidade. Em sua saudação, Pires ressaltou os serviços prestados pelo novo conselheiro ao setor agropecuário, especialmente ao setor da cafeicultura.

Ao agradecer a indicação, Graziano lembrou que se sentia extremamente honrado, pois a história de sua família está vinculada à cafeicultura, desde a época em que seu avô, vindo da Itália, radicou-se na região de Araras para se dedicar ao cultivo da terra. Lembrou ainda que, quando secretário da Agricultura, recebeu a incumbência do então governador Mário Covas de apoiar a criação do Museu do Café e da Associação dos Amigos da instituição, que tinha a missão de preservar a história da cafeicultura no Brasil.

Em seguida, Graziano foi convidado para a inauguração da exposição “A trajetória das correntes imigratórias no Brasil”, que destaca as contribuições dos portugueses, alemães, suíços, italianos, espanhóis, japoneses e austríacos no desenvolvimento da cafeicultura, transformando-a na principal atividade econômica do país, até a metade do século 20.

O secretário do Meio Ambiente atuará como conselheiro da associação, cuja finalidade é a manutenção do Museu do Café, criado em 1998, para a preservação do patrimônio histórico-sócio-cultural da cafeicultura. O museu ocupa parte do Palácio da Bolsa Oficial do Café, inaugurado no dia 7 de setembro de 1922, para centralizar, organizar e controlar as operações comerciais do café.

Da Secretaria do Meio Ambiente