Assistência Social: Unicamp organiza encontro sobre Adolescente Aprendiz

Objetivo foi aumentar as formas de cooperação, integração e articulação entre universidade, poder público, empresa e sociedade

qua, 14/06/2006 - 19h09 | Do Portal do Governo

O NEPP – Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da UNICAMP, realizou no último dia 12 de junho, o 1º Encontro “Adolescente Aprendiz na Região Metropolitana de Campinas” com o objetivo de aumentar as formas de cooperação, integração e articulação entre universidade, poder público, empresa e sociedade civil organizada, em prol da inclusão social dos adolescentes aprendizes.

Entre os palestrantes, destaque para as presenças do secretário Rogério Amato, do pró-reitor da UNICAMP Paulo Eduardo Moreira Rodrigues da Silva, Pedro Luiz Barros Silva, coordenador do NEPP e Antonio Admir Schiavo da Secretaria de Estado da Educação. O secretário Amato aproveitou a oportunidade para enfatizar a importância de se trabalhar em rede e citou a atuação da REBRAF – Rede Brasileira de Entidades Assistenciais Filantrópicas na aplicação da Lei do Aprendiz. “Se não houver uma organização mínima da sociedade e principalmente da comunidade local nada acontece”, completou. Rogério Amato expôs também o trabalho da Rede Social São Paulo no desafio de fazer com que o ECA – Estatuto da Criança e Adolescente seja efetivamente cumprido. “Enquanto não considerarmos os outros como parte do nosso povo teremos um olhar distante diante de situações de vulnerabilidade. A Rede Social é um movimento da sociedade, que se juntou para atuar usando todos os recursos disponíveis, sem desperdício nem sobreposição de ações”, concluiu.

O encontro foi concebido por alunos do curso de capacitação de Agentes Promotores do Desenvolvimento, resultado de um projeto maior desenvolvido pela UNICAMP com patrocínio do SEBRAE. A parceria tem o propósito de viabilizar uma rede de apoio e contatos entre profissionais de origens diversas para estimular, de forma sustentável, o desenvolvimento social e econômico da RMC.

Da Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social