Assistência Social: Secretaria recebe delegação da África do Sul

Comitiva também visitou o Enturmando Circo-Escola Grajaú

qua, 03/05/2006 - 18h04 | Do Portal do Governo

A delegação sul-africana da província de Western Cape esteve, na terça-feira, dia 2, na sede da secretaria estadual da Assistência e Desenvolvimento Social – SEADS para conhecer os projetos sociais inovadores implantados no Estado de São Paulo. O secretário Rogério Amato recebeu a delegação chefiada pela ministra de Serviços Sociais e Alívio à Pobreza, Kholeka Mqulwana. À tarde, a comitiva visitou o Enturmando Circo-Escola Grajaú, que atende crianças e adolescentes de baixa renda.

Durante toda a manhã, o grupo se reuniu com técnicos e coordenadores dos principais programas executados pela SEADS, como o Renda Cidadã, Ação Jovem, Convênio Único e Cadastro Pró-Social. O próprio secretário fez a exposição sobre o Projeto Envolver, como exemplo da união de empresários, poder público e entidades socais para uma ação conjunta em benefício dos mais jovens.

A ministra Kholeka citou como principais problemas que afetam a juventude em sua província o uso de drogas, inclusive com tráfico nas escolas e a gravidez na adolescência. A região tem como meta reduzir sua pobreza à metade até 2040.

À tarde, a delegação foi ao bairro do Grajaú, uma das regiões mais pobres e violentas da capital, para visitar o Enturmando Circo-Escola, que oferece a 1.300 crianças e adolescentes de baixa renda atividades socioeducativas, culturais e de lazer em período complementar ao escolar. Antes de assistir à apresentação circense, a delegação conheceu a Casa do Adolescente que funciona no local desde 2005. O que mais chamou à atenção do grupo foi a interatividade entre os profissionais do Enturmando e as crianças que participam das atividades.

Os sul-africanos levarão para Western Cape lembranças das visitas. A ministra recebeu de presente um colar confeccionado com sementes de pau-brasil e todos os participantes da delegação foram presenteados com esculturas da série “Fauna Brasileira”, criadas por artesãos credenciados na SUTACO – Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades. Ganharam também peças de artesanato com material reciclado feitas pelas crianças do Grajaú.