Assistência Social: Reunião debate programas sociais

Entre os assuntos discutidos, o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social

sex, 05/05/2006 - 22h00 | Do Portal do Governo

Diretores e técnicos das vinte e seis diretorias regionais de assistência social do Estado (DRADS) reuniram-se nesta quinta-feira (04/05) com a Profª. Dra. Carminha Brant, consultora do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), para debaterem sobre melhorias na qualidade dos serviços e programas socioassistenciais. A reunião aconteceu no auditório da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social – SEADS.

Entre os assuntos apresentados, o fortalecimento do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) foi colocado como uma das prioridades. Carminha Brant destacou a importância da promoção de políticas públicas que envolvam diversas áreas do governo e da sociedade, além do fortalecimento dos instrumentos de participação e controle social.

O encontro serviu também para fornecer diretrizes às DRADS na elaboração dos Planos Regionais de Assistência Social, que deverão ser apresentados na próxima reunião, marcada para o final do mês. Carminha Brant reiterou que os planos devem focar principalmente medidas específicas de proteção à criança e ao adolescente, incluindo o fortalecimento das ações junto à família.

O BID e a SEADS são parceiros no Programa de Avaliação e Aprimoramento das Políticas Sociais. O objetivo é integrar, avaliar e monitorar todas as ações da Rede de Proteção Social no Estado (família, criança e adolescente, migrante e morador de rua, idoso e portador de necessidades especiais).