Assistência Social: No PEFI, só fica parado quem quer!

Crianças a partir dos três anos já têm atividades no parque que oferece cursos, lazer, esporte e cultura a todas as idades

qua, 24/05/2006 - 18h05 | Do Portal do Governo

Mais de 100 atividades gratuitas aguardam a população no Centro de Cultura, Esporte e Lazer do Parque Estadual Fontes do Ipiranga (PEFI), no Jabaquara.

Lá, o espaço é de toda a família. Há cursos profissionalizantes, atividades culturais, de lazer, além da oportunidade de colocar a documentação em dia, no Centro Integrado da Cidadania. A população também tem acesso gratuito à internet pelo Acessa São Paulo para trocar recados por e-mail, mandar currículos ou acessar algum site.

Para quem está parado, os cursos de geração de renda como cabeleireiro, manicure, padaria e culinária proporcionam formas alternativas de independência financeira. O Centro Paula Souza oferece aulas de informática e telemarketing de segunda a sábado. Já o Senac promove educação para o trabalho para os jovens de 15 a 24 anos, de segunda a sexta-feira. Nas últimas semanas do curso, os jovens realizam estágios em diversas empresas, como exemplo, na Coca-Cola que patrocina o programa.

As opções de esporte e lazer incluem atividades de vôlei, natação, judô, atletismo, futsal, street dance, handebol, ginástica olímpica, futebol, skate. Além de ginástica e vôlei para a terceira idade, todos os dias, inclusive aos domingos. E de quarta a sábado, de 21h até 2 da manhã, a população participa da Noite Esportiva, coordenada pela Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer.

Crianças a partir de três anos de idade têm a sua disposição a brinquedoteca, que funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Lá a criançada participa de atividades recreativas de artes plásticas, dança e música, com direito a lanche e orientação dos monitores.

Canto, coral, aulas de violão, percussão, banda marcial, teatro, instrumentos de sopro, artesanato, artes plásticas, dança, Projeto Guri, Projeto Joaninha com o Ballet Stagium são outros cursos oferecidos na área de cultura.

Na Casa do Adolescente, instalada recentemente, os jovens encontram profissionais capacitados para tirar dúvidas sobre sexualidade, prevenção da gravidez na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis ou qualquer assunto, com atendimento individual ou nos grupos que participam de palestras e discussões.

Para aproveitar bem as mais de 100 opções de serviços que o PEFI oferece, as famílias devem se informar sobre os horários e datas mais adequados, sendo que os cursos vão de segunda a sábado e as atividades esportivas são diárias, inclusive aos domingos.

Consulte o quadro de atividades com a programação completa: Clique aqui!

Essa programação está disponível também no Centro de Esporte, Cultura e Lazer do PEFI no Km 11,5 da Rodovia dos Imigrantes, região do Jabaquara.  Mais informações pelos telefones: 5588-4797 e 5588-4372.

Da Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social