Assista a transmissão de posse do cargo de governador na íntegra

Veja também a transcrição da cerimônia de posse do governador Geraldo Alckmin

sáb, 01/01/2011 - 16h39 | Do Portal do Governo

Assista aqui a transmissão de posse do cargo de governador na íntegra.

Veja abaixo a transcrição da transmissão.

Vamos Empunhar a bandeira do estado de São Paulo para a recepção ao nosso Governador.

Sendo recebido nesse momento pelo Governador Goldman, primeira-dama, senhora Deuzeni recebendo a dona Lu, Maria Lúcia Alckmin, o nosso Governador. Familiares do nosso Governador. Sendo recebido aqui na sede do governo do Estado de São Paulo, Palácio dos Bandeirantes. Reiterar, mais uma vez, aqui aos nossos secretários de estado, os que assumem e aqueles que deixam o cargo, os agradecimentos, não é? De todo o povo de São Paulo. O vice-Governador Guilherme Afif vem chegando. Pedir mais uma vez às pessoas para se acomodarem. Já estou com a minha bandeira na minha mão. Se quiser já pegar a bandeirinha e segurar à mão, aproveita.

Vamos fazer uma recepção inesquecível ao nosso Governador do Estado de São Paulo. Aí os cumprimentos. O nosso Governador sendo recebido aqui na sede do governo de São Paulo por militantes tanto do PSDB quanto dos demais partidos. Os agradecimentos aos vereadores também, né? Da cidade de São Paulo e dos municípios do Estado de São Paulo.

>> MESTRE DE CERIMÔNIA: Pedir mais uma vez aos nossos convidados para deixarem este corredor livre. Por favor. Está chegando aqui os nossos secretários de estado. Agradecê-los pela boa gestão. Também agradecer os secretários que neste ato deixam o cargo.

>> MESTRE DE CERIMÔNIA: Queria agradecer muito às pessoas que encontram-se lá no rol de hall de entrada, evidente que o espaço do salão é limitado, gostaríamos de tê-los todos aqui dentro, mas, até por motivo de segurança, não podemos recebê-los todos aqui. Então, o nosso muito obrigado aos nossos amigos, companheiras, companheiros que se encontram no hall de entrada. Militantes, amigos do nosso Governador Geraldo Alckmin. Obrigado por terem vindo. Sintam-se aqui dentro desse local. Por motivo de segurança, não podemos recebê-los todos aqui, mas, o nosso muito obrigado a todos os partidos que apoiaram essa caminhada onde trouxemos o nosso, nosso Governador Geraldo Alckmin ao Palácio dos Bandeirantes.

>> MESTRE DE CERIMÔNIA: A informação que temos é que lá fora também está repleto já. O nosso Governador Geraldo Alckmin, pedimos mais uma vez às pessoas que encontram-se nos corredores, para acomodarem-se nas cadeiras, por favor! Reiterar aqui o nosso apelo, né? Todos nós aí temos em cada cadeira o pavilhão do Estado de São Paulo em bandeira, e quando da chegada do nosso Governador, junto com a senhora Lu Alckmin, nós vamos empunhar esta bandeira que é a nossa bandeira e vamos fazer uma recepção inesquecível ao Governador.

>> MESTRE DE CERIMÔNIA: A informação que temos é que a comitiva que saíram lá da assembléia acompanhando o nosso Governador junto com o Presidente da Assembléia e demais Deputados é uma comitiva muito grande. Então, esse interregno, o espaço de tempo é para que as pessoas que lá estavam possam chegar aqui ao Palácio dos Bandeirantes.

>> MESTRE DE CERIMÔNIA: Pedimos a gentileza às pessoas que encontram-se de pé, para tomarem assento aos respectivos lugares. Por favor!

Por gentileza, os nossos convidados, secretários de estado, deputados estaduais, deputados federais, Prefeitos, convidados, por favor tomem assento nos respectivos lugares.

Pedir ainda aqui mais uma vez aos nossos secretários de estado, a todos os convidados que encontram-se de pé, por gentileza, tomem assento. Por favor!

Dentro de alguns instantes a transmissão de posse ao nosso Governador Geraldo Alckmin. Por favor, senhores e Senhoras secretárias e secretários de estado, Deputados estaduais, Deputados federais, Senadores, para tomarem assento, por favor!

Pedir também aos Prefeitos, prefeitas, muito obrigado por terem vindo. Todos os vereadores, vereadoras, olha, não esqueçam, hein? Quem é que já pegou a bandeirinha aí, levanta a mão, só para saber daqui. Levanta a bandeirinha, só para ver aqui como está bonito, olha! Assim vai ficar bonito, hein? Quando da chegada do nosso Governador Geraldo Alckmin, a mão direita, né?

Vamos fazer uma recepção inesquecível ao nosso Governador Geraldo Alckmin e a senhora Maria Lúcia Alckmin. Queria fazer um agradecimento muito especial a todos os portadores de deficiência do nosso país. Muito obrigado.

E, ainda, um agradecimento muito carinhoso ao povo da terceira idade. O nosso muito obrigado à melhor idade do Brasil. Afinal, foram eles que construíram, né, todo o nosso país. Então, o nosso muito obrigado. Aqui no corredor, o olha, tem algumas pessoas que encontram-se ao meio do corredor, por gentileza, as pessoas deixarem esse corredor livre e tomarem assento. Tomarem assento, por favor! Os Deputados estaduais, Deputados federais tomarem assento, Senadores.

>> MESTRE DE CERIMÔNIA: Aqui na parte da frente ainda tem algumas bandeiras, né?

>> MESTRE DE CERIMÔNIA: Não esqueçam, hein?

Aliás, como é bom o primeiro dia do ano, né? Levantar cedo, vim para a posse do Governador, posse de secretários. Realmente é maravilhoso isso. Muito bom.

>> MESTRE DE CERIMÔNIA: Pedir mais uma gentileza, ainda aqui mais uma vez, o pessoal que está aqui nesse corredor, olha, corredor central, por gentileza, as pessoas que encontram-se nesse corredor, nesse corredor central, tomarem assento e, por favor. Também agradecer as esposas, familiares dos nossos secretários, secretárias de estado. Esposas e familiares dos Deputados estaduais, dos Deputados federais e Senadores, obrigado às esposas e familiares e as autoridades eclesiásticas, militares que encontram-se aqui. Estamos na contagem regressiva, hein?

Perguntar mais uma vez, quem é que já está com a bandeirinha à mão, levanta a bandeirinha, só para saber aqui. Vocês sabem que nós passamos ontem à noite com os nossos familiares e amigos, né, a entrada do ano novo. E hoje, estamos confraternizando aqui na posse do nosso Governador Geraldo Alckmin. E eu quero pedir a você que está me ouvindo para você abraçar a pessoa que está do seu lado e dizer a ela: “Parabéns, feliz 2011 com Geraldo Alckmin Governador”. Pode cumprimentar ela, cumprimenta na direita e cumprimenta na esquerda. É, vai ter que falar: “Feliz 20 11 com Geraldo Governador!”. Quem cumprimentou levanta a bandeirinha, um feliz 2011 para São Paulo e para o Brasil, hein!

O nosso Governador Geraldo Alckmin.

Pessoal é preciso todos tomarem assento, por gentileza, todos tomarem assento porque o relógio não pára, né? Está faltando alguns minutos, alguns minutos apenas para a chegada do nosso Governador nesse local.

>> MESTRE DE CERIMÔNIA: Mais uma vez pedindo, o pessoal da organização, o pessoal do cerimonial, pedir mais uma vez a todas as pessoas que encontram-se de pé para se acomodarem, porque olha vai ser já, já, quase, né? Vou por a bandeira aqui do lado, eu levo a bandeira do lado direito, a bandeira do meu Estado de São Paulo.

>> MESTRE DE CERIMÔNIA: Houve esse interregno de tempo porque lá na assembléia muitas pessoas que não estavam queriam estar aqui também no Palácio dos Bandeirantes para a posse, para a transmissão do cargo aqui no Palácio dos Bandeirantes, então, esse espaço é feito pela organização justamente para dar tempo para as pessoas chegarem da assembléia. Os nossos Deputados estaduais, muitos federais estão conosco, quase todos, Senadores, não é? Então, esse tempo foi por conta disso.

>> MESTRE DE CERIMÔNIA: Mais uma vez ainda agradecer a todos os funcionários do governo do Estado de São Paulo, todos os funcionários públicos do governo do Estado de São Paulo, sempre digo que o maior patrimônio de um governo são os seus funcionários. Nosso muito obrigado a todos eles. Olha, ainda estão chegando mais convidados, olha. Pedir aos Deputados que venham à frente. Deputados estaduais, federais…

>> MESTRE DE CERIMÔNIA: E mais uma vez agradecer a gloriosa banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Obrigado mesmo. Parabéns maestro, os músicos. Deus abençoe a todos!

>> MESTRE DE CERIMÔNIA: Senhoras e senhores, mais uma vez, eu sei que o nosso cerimonial está sendo muito chato em pedir, mas é por conta da organização que solicita esse corredor tem que estar livre. E as pessoas que encontram-se de pé, é necessário que a partir de agora tomem assento, por favor!

Desculpe-me ficar reiteradamente solicitando as mesmas coisas, mas, é por conta da organização do evento.

Por gentileza, as pessoas que encontram-se de pé, acomodem-se!

Porque, a contagem regressiva mesmo.

É tão bom que seja contagem regressiva, não é? Todos nós estamos assim ansiosos para receber aqui com muito carinho, com muito amor, com muito respeito o nosso Governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin, junto com sua esposa, senhora Maria Lúcia Alckmin.

Também agradecer aqui os parentes do nosso Governador, os parentes da primeira-dama.

>> MESTRE DE CERIMÔNIA: A a informação que temos é que lá fora também, graças ao bom Deus, está cheio, cheio de pessoas que gostam e admiram o nosso Governador e vieram trazer a ele a energia, trazer a ele o abraço e dizer a ele: “Governador Geraldo, estamos aqui!”.

>> MESTRE DE CERIMÔNIA: Mais uma vez pedir para não esquecer a bandeirinha, hein? Não dá para fazer ensaio hoje. Então, por favor, olha, pega a a bandeirinha, hein? Bandeirinha à mão, está faltando alguns minutos apenas, quando o nosso Governador do Estado de São Paulo adentrar à porta, junto com a senhora Lu Alckmin, vamos todos com essa bandeirinha, empunhando a bandeira do Estado de São Paulo, receber o nosso Governador.

>> MESTRE DE CERIMÔNIA: Olha, estou vendo que existe um sorriso, um brilho no olhar de cada uma das pessoas aqui. Dá para perceber aqui de cima do palco a energia, a felicidade de todos vocês. Dá para sentir aqui. Uma energia pura, bonita. Tudo isso eu acredito que é o amor, né? Só o amor pode passar essa energia maravilhosa a todos nós. O amor é mais importante.

>> MESTRE DE CERIMÔNIA: Logicamente, a fé em Deus acima de todas as coisas e ter Jesus no coração. Tudo isso faz parte do amor, da fé, da esperança. Olha, pedir mais uma vez esse corredor aqui, esse corredor principal aqui. Tem que deixar ele livre, por favor!

>> MESTRE DE CERIMÔNIA: Já, já, eu vou dar o start, viu gente? Eu vou dar o start quando começar aqui, Senhoras e senhores eu vou empunhar a bandeira é porque estará chegando, nesse local, o nosso Governador do Estado de São Paulo junto com a senhora Lu Alckmin. Mais alguns instantes apenas, só alguns instantes. Poucos momentos.

>> MESTRE DE CERIMÔNIA: E hoje, sem dúvida nenhuma, será o dia que ficará gravado em nossas memórias. Um dia bom para ser lembrado. Será hoje.

>> MESTRE DE CERIMÔNIA: Está chegando a comitiva lá da nossa querida Pindamonhangaba, os parentes do nosso Governador Geraldo Alckmin e através de Pindamonhangaba agradecer todos os demais municípios que vieram. Pedir para as pessoas que estão com botom marrom é do lado esquerdo, do lado esquerdo para mim, do lado direito para você, é aquela ponta lá daquelas cadeiras que ainda estão vagas é o botom marrom. Vocês perceberam que cada um tem uma cor botom, justamente para colocar a divisão aí das autoridades, Deputados, Deputadas, Prefeitos, prefeitas, vereadores, vereadoras. Só sentimos muito que pelo tamanho aqui do local não possamos receber aqui todo o pessoal que está lá no hall de entrada também. Vai aí ao pessoal do hall de entrada, nossos companheiros, companheiras, militantes de todos os partidos que apoiaram e apóiam o nosso Governador até as escusas por conta, até por motivo de segurança, né? Motivo de segurança. Senhoras e senhores vamos colocando a bandeira na mão. Vamos fazer uma recepção inesquecível ao nosso Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin e a senhora Maria Lúcia Alckmin. Ainda tem alguns espaços lá no mezanino, olha! Quem quiser se acomodar lá no mezanino tem alguns espaços. Pessoal, vamos, já vamos ficar com a nossa bandeira do Estado de São Paulo, né? Vamos ficar com a nossa bandeira, vamos falar assim muito alegremente: “Seja bem-vindo”. Ainda não, ainda não chegou, mas, se quiser ficar de pé não tem problema. A gente está todo mundo com muita energia aqui, né? Quem é que que está muito feliz aqui levanta a bandeira assim, olha!

É a felicidade, o amor entre todos nós pairando aqui no Palácio dos Bandeirantes. Um momento que antecede a chegada do nosso Governador do estado de passo São Paulo.

E nós todos viemos aqui para dizer a ele, para dizer à primeira?dama, para dizer aos secretários: “Estamos com vocês”.” Estamos todos nós, nós confiamos e estamos e vamos continuar com vocês por todo o longo dos 4 anos de mandato”.

>> MESTRE DE CERIMÔNIA: Olha, quando a a gente levantar a bandeira pode levantar o braço da bandeira junto, viu? Fazer acanhadinho não, aqui a gente pode. Isso faz bem. Faz bem para o braço.

Aquela senhora de blusa verde lá ela levantou o braço, fica bonito.

>> MESTRE DE CERIMÔNIA: Evidentemente que o coração começa a bater mais forte, né? É, é sempre assim nessas solenidades.

>> MESTRE DE CERIMÔNIA: Tendo lado a minha bandeira, essa eu guardar, viu?

>> MESTRE DE CERIMÔNIA: Nosso Presidente Fernando Henrique também vem à cerimônia as altas autoridades vem acompanhando, o Presidente da Assembléia. Olha, mais um pouquinho só, hein? Pode podemos ir seguindo pelo telão, né?

Aliás, hoje é um dia, sem dúvida nenhuma, maravilhoso para todos nós, para todo o povo de São Paulo. Lá ao centro o Presidente Fernando Henrique sendo recebido com grande aplauso aqui no Palácio dos Bandeirantes.

Sempre Presidente Fernando Henrique Cardoso. Ali o Senador Aloysio Nunes Ferreira filho, junto com sua esposa vem chegando também.

Senador Aloysio Nunes chegar aqui também vamos saudá-lo, ali o Presidente da assembléia, e através dele agradecer a todos os Srs. Deputados, Deputadas. Nosso sempre querido Presidente Fernando Henrique Cardoso. Aloysio Nunes, está lá na porta Aloysio Nunes, o nosso Senador, Senador de São Paulo.

[Aplausos].

Mais alguns instantes aí… eu não disse que eram os momentos, era a contagem regressiva, está lá o Aloysio, está lá o as autoridades, o Presidente da assembléia.

Chegando, não é?

>> MESTRE DE CERIMÔNIA: Vamos preparar os nossos punhos e junto com com a nossa bandeira vamos levantar o pavilhão, a nossa bandeira do Estado de São Paulo em cima, aliás, todos nós amamos o nosso país e amamos o nosso Estado de São Paulo. Todos nós.

>> MESTRE DE CERIMÔNIA: Olha aí no telão, estamos preparadíssimos!

Vem caminhando o nosso Governador do Estado de São Paulo! Vamos fazer uma recepção inesquecível ao nosso Governador. Ali junto com a senhora Maria Lúcia Alckmin, também do Governador Goldman, do Governador Serra acompanhando. Senhoras e senhores, vem se aproximando o nosso Governador do Estado de São Paulo! Bandeira do estado acima, nós amamos esse estado, amamos o nosso país! O nosso Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin!

[Aplausos].

Pode agitar a bandeira de São Paulo!

Agita essa bandeira que essa bandeira é sua!

Vem descendo o nosso Governador, o meu, o seu, o nosso Governador Geraldo Alckmin! Vem caminhando como sempre, pode botar acima, vai dando uma imagem fantástico aqui. Nosso Governador que, sempre vem acompanhando, vem cumprimentando. O nosso Governador Geraldo Alckmin junto com a senhora Maria Lúcia Alckmin. Mais alguns instantes aqui no palanque, no palco. Aqui o nosso palco oficial. Mais uma vez, agradecer a cada senhora, a cada homem, a cada jovem, a cada criança que pode vir a nós. Eu quero pedir um aplauso muito forte para o nosso tão amado Estado de São Paulo. Pode aplaudir São Paulo. O nosso Estado de São Paulo.

[Aplausos].

>> MESTRE DE CERIMÔNIA: Ainda vem caminhando. E acompanha o nosso Governador Geraldo Alckmin, o Governador Alberto Goldman e o sempre Governador José Serra.

[Aplausos].

>> MESTRE DE CERIMÔNIA: Vem aí o nosso Governador.

>> MESTRE DE CERIMÔNIA: Agradecer o brilho nos olhos das pessoas, mais uma vez agradecer aos secretários que tomam posse, aqueles que deixam o cargo. Obrigado a Senhoras e senhores, vem caminhando o nosso Governador, como sempre o cumprimento junto a senhora Maria Lúcia Alckmin.

Vem caminhando. Mais uma vez reiterar os agradecimentos ao pessoal que está no hall de entrada, evidente que por conta de segurança não couberam aqui dentro. Então, o nosso muito obrigado a vocês que estão aí pelo telão. Obrigado mesmo! Obrigado por terem vindo!

Feliz 2011!

A todos nós!

>> MESTRE DE CERIMÔNIA: Cumprimentando as pessoas. Nós sentimos aqui de cima do palco a grande energia, sentimos isso aqui, uma grande energia. E essa energia só é possível através do amor. O amor entre nós. Caminhando, vem cumprimentando…

>> MESTRE DE CERIMÔNIA: Como fizemos pela manhã quando chegamos aqui, iniciamos as palavras aqui nesse microfone.

Deus abençoe a todos nós!

E que Jesus seja o nosso Norte nesse caminho.

Aí está o nosso Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e a senhora Maria Lúcia Alckmin.

>> MESTRE DE CERIMÔNIA: Uma boa tarde a todos, sejam bem?vindos ao palácio do Bandeirantes quando nesse ato daremos início à cerimônia de transmissão de cargo. Ainda há pouco, como podemos acompanhar aqui no telão, com imagens da TV Assembléia, a cerimônia de posse de S. Exa., o Sr. Geraldo Alckmin no cargo de Governador do Estado de São Paulo, também senhor Guilherme Afif Domingos no cargo de vice?Governador do Estado de São Paulo. Neste momento, realizaremos a composição da mesa, conosco já no palco, S. Exas., o Sr. Geraldo Alckmin, Governador do Estado de São Paulo e senhora Lu Alckmin.

[Aplausos].

>> MESTRE DE CERIMÔNIA: Acompanhados pelo Exmo. Sr. Governador Alberto Goldman e senhora Deuzeni Goldman.

[Aplausos].

>> MESTRE DE CERIMÔNIA: O Exmo. Sr. Guilherme Afif Domingos e senhora Silvia Domingos.

[Aplausos].

>> MESTRE DE CERIMÔNIA: Exmo. Sr. Deputado Barros Munhoz, Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

[Aplausos].

>> MESTRE DE CERIMÔNIA: E o Exmo. Sr. Desembargador Antônio Carlos Viana Santos, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

[Aplausos].

>> MESTRE DE CERIMÔNIA: Convidamos a todos a ouvir a execução do hino nacional brasileiro pela banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

(execução do hino nacional brasileiro).

(execução do hino nacional brasileiro).

(execução do hino nacional brasileiro).

[Aplausos].

>> MESTRE DE CERIMÔNIA: Também agradecemos ao cantor Agnaldo Rayol pela belíssima interpretação do hino nacional brasileiro. Muito obrigado.

>> MESTRE DE CERIMÔNIA: Senhoras e senhores, anunciamos, neste momento, palavras de S. Exa., o Governador Alberto Goldman que deixa o cargo.

>> ALBERTO GOLDMAN: Boa tarde!

Boa tarde a todos!

Cumprimentar minha mulher, Deuzeni Goldman, cumprimentar o Governador Geraldo Alckmin, senhora Lu Alckmin, que assume hoje as responsabilidades de governar São Paulo. Guilherme Afif Domingos, vice?Governador do Estado de São Paulo e senhora Silvia Domingos. Presidente Fernando Henrique Cardoso. D. Odilo Pedro Scherer cardeal arcebispo de São Paulo, Deputado Barros Munhoz, Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, Desembargador Antônio Carlos Viana Santos Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo. Governador José Serra. O Senador da República, Aloysio Ferreira, Senador da República recém eleito, Prefeito Gilberto Kassab, vice-prefeita, vereador José Neto, Presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Dr. Álvaro Augusto Fonseca de Arruda, procurador geral de Justiça do Estado de São Paulo em exercício, Daniela, defensora pública geral do Estado de São Paulo, senhores reitores de universidades federais estaduais e particulares, secretários de Estado que deixam nesse momento o cargo e secretários que assumem nesse momento o cargo. Eu vou citar nominalmente, justiça, defesa e cidadania, Ricardo dias Leme, Casa Civil, fazenda, Mauro Ricardo Costa, saneamento e energia, Dilma Pena, segurança pública, Antônio Ferreira Pinto, casa militar, Luiz Massao, educação, Fernando Pud última, saúde, Nilson páscoa, transporte, Mauro Arce, economia e planejamento, Francisco vidal, emprego e relações de trabalho, Pedro, cultura, Andrea Matarazzo, meio ambiente, Pedro Ubiratan de Azevedo, habitação, Lair, administração penitenciária, Lourival Gomes, Procuradoria geral do estado, marcos, assistência e desenvolvimento social, José Carlos Tonim, comunicação, Bruno Caetano, desenvolvimento, Luciano Almeida, ensino superior, Carlos, gestão pública, Carlos Monteiro, relações institucionais, Almino Afonso, direito das pessoas com deficiência, Linamara Battistela. Cito todos eles pelo orgulho de ter trabalhado com eles esses 4 anos especialmente esses 9 meses. Quero cumprimentar o Governador Laudo Natel, também aqui presente, senhores parlamentares, federais, estaduais, municipais, Prefeitos, autoridades religiosas, civis e militares, Senhoras e senhores. Eu completo agora 40 anos de atividade política profissional. Antes disso, eu fora desde os bancos escolares um militante político já então comprometido com as causas populares e com as lutas por um Brasil forte e independente. Já que é para usar o teleprompter tem que usar bem, né? Nesses 40 anos exerci as mais diversas funções. Ocupei os mais diversos cargos. Participei de todos os momentos da vida brasileira que nos permitiram chegar aos dias atuais vivendo na plenitude do regime democrático. Combati o bom combate. Nos oito mandatos legislativos, estaduais e federais, nas diversas secretarias de estado que ocupei, no papel de Ministro do estado dos transportes, no exercício da vice governança do Estado de São Paulo e, finalmente, nesses últimos meses no governo paulista, com muita honra, sucedendo o Governador José Serra. Estou orgulhoso de ter atuado ao lado de milhares de homens e mulheres, durante todos esses anos, na luta por uma sociedade mais justa e igualitária. E ter honrado todos os cargos porque passei. Sempre objetivando o interesse público acima de quaisquer interesses privados, especialmente os meus. Nunca busquei posições de projeção ou de comando, a elas sempre fui impelido e conduzido pela vontade dos meus companheiros.

Nunca me curvei. Mesmo nos momentos mais difíceis porque passamos todos esses anos. Servi com toda a dedicação aos princípios que julgo corretos e justos. E termino o mandato de Governador, após esses 40 anos de atividade, sem nunca ter sido sequer processado em qualquer instância, em qualquer instância judicial. Devo isso aos milhares que confiaram em mim. Muitos que dedicaram a sua vida para que o Brasil fosse um país melhor. E à minha família, meus pais já falecidos, responsáveis pela minha formação em que a integridade de caráter, a honestidade de conduta e o amor ao nosso povo foram a principal herança que me deixaram. E devo a minha mulher Deuzeni que me deu apoio e força para enfrentar tantos momentos de tensão e de ausência física e aos meus filhos Cláudio, Marcelo, André, Paula e Flávio que suportaram, durante tantos anos mais dedicação à causa pública do que a eles. Orgulho?me de ter trabalhado durante esses últimos anos com e na equipe comandada por José Serra, com todo o apoio que, quero afirmar aqui, com todo o apoio do Tribunal de Justiça de São Paulo, com todo o apoio da Assembléia Legislativa de São Paulo, sem eles seria impossível se conduzir esse estado de forma correta e equilibrada.

Orgulho?me de tê?la comandado essa equipe nos últimos 9 meses. É uma equipe brilhante, capaz, ousada, leal, eficiente e eficaz.

Tivemos nela uma Casa Civil presente, atuante e rápida, cumprindo o seu papel de coordenação do governo, inclusive do fundo de solidariedade dirigido por minha mulher com tanta dedicação, dando a essa secretaria estratégica tranquilidade no campo político, jurídico e administrativo.

Uma casa militar que além de suas funções de dar segurança aos governantes ei patrimônio do governo foi capaz de enfrentar os desafios à Defesa Civil sob sua responsabilidade com as inundações que no último verão se abateram sobre diversas áreas do estado. Além do apoio dado em outras unidades da federação. Uma Procuradoria do estado em que nenhum momento e nenhum momento faltou na defesa do estado possibilitando?nos vencer várias demandas difíceis e orientando competentemente os nossos órgãos públicos. Uma secretaria de comunicações que garantiu a transparência das ações do governo e possibilitou que o povo paulista tivesse acesso às nossas realizações. Uma secretaria de justiça que garantiu o diálogo com o Tribunal de Justiça e o Ministério Público, cuidou dos direitos de cidadania, ampliou o papel do Procon e administrou competentemente a nova fundação Casa, praticamente acabando com as rebeliões de menores. Tivemos uma Secretaria da Fazenda que combateu a sonegação realizando a modernização da arrecadação com transparência e participação da população através da nota fiscal paulista. Possibilitando, assim, uma maior receita e garantindo recursos expressivos para que pudéssemos ter os maiores investimentos da história do estado.

Uma Secretaria de Planejamento que presente em todas as decisões de governo, exerceu o papel de coordenação do orçamento dos programas e construiu as parcerias necessárias para a ampliação de nossa capacidade de investimento. Uma secretaria de gestão que controlou e modernizou o setor de pessoal e desenvolveu o nosso poupa tempo e o Acessa São Paulo por todo o estado. Uma secretaria de relações institucionais que aprofundou o nosso relacionamento com diversos setores da sociedade civil e, frequentemente, fez o papel de vice?Governador me substituindo, o seu titular. Uma secretaria da agricultura que estabeleceu um diálogo e um trabalho franco e produtivo com o setor privado. Fez avançar o papel dos seus institutos de pesquisas, ampliou o melhor caminho e o bom prato. Tivemos uma secretaria de meio ambiente que, com sua política estadual de mudanças climáticas, se tornou referência na luta por um desenvolvimento sustentável, competente nos seus programas e ações de incentivo e preservação do meio ambiente, perseguindo a meta de redução das emissões de CO2.

Tivemos uma secretaria de assistência social atendendo através do próprio passo estado e do auxílio às entidades da sociedade às necessidades das camadas mais carentes da população. Uma secretaria de desenvolvimento que incentivou os investimentos do estado, ampliou o trabalho da nossa Caixa desenvolvimento, modernizou o IPT e promoveu um amplo programa de criação de vagas nas escolas técnicas e faculdades de tecnologia.

Uma secretaria de emprego e relações do trabalho que ajudou, por diversas formas, inclusive pela qualificação profissional, o acesso do trabalhador ao emprego e do microempreendedor ao seu negócio.

Uma secretaria de esporte e lazer e turismo que promoveu o aperfeiçoamento do cidadão para o esporte e incentivou o turismo no estado. Tive metros uma secretaria tivemos uma secretaria da cultura que investiu em suas diversas orquestras, museus, bibliotecas, projeto guri de iniciação musical, fábricas de cultura e diversos espaços culturais para disseminar a cultura em seus diferentes aspectos para a formação e desenvolvimento do espírito criativo da nossa juventude.

Uma Secretaria da Educação que centrou o seu trabalho em alfabetizar mais rapidamente os nossos jovens e melhorar a quantidade de educação, a qualidade da educação fazendo avaliações periodicas em cuidar da formação dos professores e dar incentivos pecuniários às escolas mais bem avaliadas, premiando os profissionais que mais se dedicam através da valorização pelo mérito.

Uma secretaria de ensino superior que acaba de articular as ações em nossas universidades, inclusive com a ampliação de vagas, criou e administra a Universidade virtual do Estado de São Paulo. Tivemos uma secretaria da habitação que ao lado de buscar a diminuição do nosso enorme déficit habitacional com residências de qualidade promove a reurbanização das favelas e a sua transformação em dignos núcleos de moradia com todos os equipamentos sociais para seus habitantes.

Tivemos uma secretaria da saúde que construiu, reformou hospitais de referência, construiu os ambulatórios médicos de especialidades promovendo a humanização do tratamento médico. Construiu fábricas de remédios, auxiliou Santas Casas e garantiu a efetividade da lei antifumo. Uma secretaria de direitos da pessoa com deficiência que promoveu, através de ações junto às demais secretarias, ampla acesso Banco Interamericano de Desenvolvimento às pessoas com deficiência e que administra a rede Lucy Montoro para a recuperação daqueles necessitados.

Tivemos uma Secretaria de Segurança Pública que com a nossa Polícia Militar garantiu a continuidade da diminuição da criminalidade no estado e com a Polícia Civil e a polícia científica, avançaram no seu papel de investigar e encontrar os responsáveis por atos ilícitos.

Uma Secretaria da Administração penitenciária que criou novos padrões de conduta a fim de humanizar o tratamento aos presos levando a que as rebeliões deixassem de existir. Tivemos uma secretaria de saneamento e energia que a par de cuidar do enfrentamento das inundações e dos aproveitamentos hídricos, criando o programa varzeas do Tietê, avançou na universalização do fornecimento de água e do tratamento de esgoto e administrou a elaboração da matriz energética e os planos de uso das energias alternativas.

Tivemos uma secretaria de transportes metropolitanos que é responsável pelo maior plano de expansão de transporte e de massa sobre trilhos jamais realizado em São Paulo, modernizando sistemas, aumentando a capacidade de atendimento à população e melhorando a qualidade do transporte de metrô, trens e corredores de ônibus.

E tivemos uma secretaria de transportes que garantiu a manutenção de toda a rede de rodovias, a duplicação de outras, a ampliação da capacidade das marginais, o Rodoanel e construiu novas rodovias que ampliaram a mobilidade de pessoas e de cargas no estado. Além de cuidar de nossas hidrovias, portos e aeroportos regionais.

Essa é um resumo evidentemente muito resumido das atividades das diversas secretarias. Cabe aqui também ressaltar as parcerias com as prefeituras municipais. Sempre tratadas de forma impessoal e apartidária, garantindo atendimento às demandas justas e necessárias e, em especial, com a Prefeitura da capital, que encontrou no governo estadual o parceiro indispensável para enfrentar os seus grandes desafios.

Também em relação ao Governo Federal é preciso dizer que nunca tivemos qualquer dificuldade em obter o aval necessário aos empréstimos externos, ou aos financiamentos do BNDES e da Caixa Econômica Federal.

Faltou, isso sim, com algumas exceções, a participação da união através do orçamento geral da união, isto é, recursos a fundo perdido.

Enfim, realizamos um governo inovador, com os olhos voltados para as carências da sociedade, especialmente dos mais pobres. Um governo realizador e modernizador. Um governo que garante que São Paulo continuará a ser, como tem sido, como foi esses últimos anos, a locomotiva do Brasil. Preparado para o futuro melhor para os seus filhos. O nosso sucessor, Geraldo Alckmin, recebe hoje o estado com todos os projetos em pleno andamento, todas as suas dívidas pagas. Dinheiro em caixa para cumprir os compromissos já assumidos. E um orçamento que lhe permitirá, no primeiro ano, realizar o mesmo nível de investimentos que tivemos no ano de 20 10. Pronto para dar um novo salto na melhoria das condições de vida de nosso povo. Ao novo governo que se instala, com o qual temos responsabilidades políticas e administrativas compartilhadas, ao novo Governador, Geraldo Alckmin, e a toda a sua equipe, desejamos o maior sucesso!

Eu, pessoalmente, ainda que não participando diretamente, estarei, como sempre, pronto para colaborar para o futuro melhor para o nosso estado e o nosso povo. É a consciência, a coerência que mantive em toda a minha vida política. Lembrando este brasão: Por São Paulo e pelo Brasil tudo de nós!

Muito obrigado!

[Aplausos].

>> MESTRE DE CERIMÔNIA: Foram palavras do Governador Alberto Goldman. Neste momento, anunciamos a entrega do pavilhão do Governador do Estadão Governador Geraldo Alckmin pelo Governador Alberto Goldman. Oficializando, assim, a transmissão do cargo de Governador do estado.

[Aplausos].

[Aplausos]

>> MESTRE DE CERIMÔNIA: Muito obrigado ao Governador Alberto Goldman, parabéns ao Governador Geraldo Alckmin.

>> MESTRE DE CERIMÔNIA: A seguir, solicitamos a excelentíssima senhora Deuzeni Goldman, por gentileza se dirija aqui à frente da mesa para proceder a entrega a senhora Lu Alckmin, de um ramalhete de flores, por favor!

[Aplausos].

>> MESTRE DE CERIMÔNIA: Parabéns a senhora Lu Alckmin. Nesse momento a senhora Deuzeni Goldman homenageia também a senhora Silvia Domingos, esposa do vice?Governador Guilherme Afif Domingos, também com a entrega de um ramalhete, por favor!

[Aplausos].

>> MESTRE DE CERIMÔNIA: Senhoras e senhores, anunciamos agora palavras de S. Exa., o Sr. Geraldo Alckmin, Governador do Estado de São Paulo!

[Aplausos].

>> MESTRE DE CERIMÔNIA: Governador:.

>> GERALDO ALCKMIN: Governador Alberto Goldman, Deuzeni Goldman, Guilherme Afif Domingos, Silvia Domingos, Presidente Fernando Henrique Cardoso, D. Odilo Pedro Scherer, Cardeal Arcebispo metropolitano de São Paulo, Deputado Barros Munhoz, Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo; Desembargador Antônio Carlos Viana santos, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo; Governadores José Serra, laudo Natel, Paulo Maluf, dona Silvia, Senador da república, Alfredo; Senador da república eleito, Aloysio Nunes Ferreira Filho, Gisele. Prefeito da capital, Gilberto Kassab, vice?prefeita Alda Marco Antônio. Presidente da Câmara, José é Neto. General de divisão, Eduardo, comandante militar do sudeste, interino. Desembargador Valter de Almeida Guilherme, Presidente do Tribunal Regional Eleitoral. Conselheiro Fulvio Julião, Presidente do Tribunal de Contas do estado. Dr. Álvaro Augusto Fonseca de Arruda, procurador geral de justiça do Estado de São Paulo em exercício; Dra. Daniela, defensora pública geral do Estado de São Paulo; reitores das nossas universidades federais, estaduais, particulares. Secretários de estado que deixam o cargo. Secretários de estado que assumem o cargo. Senhores parlamentares federais, estaduais e municipais. Representantes do corpo diplomático consular, membros do Poder Judiciário e do Ministério Público, Prefeitos, autoridades religiosas, autoridades civis e militares, representantes de federações, associações e entidades de classe. Representantes dos partidos políticos, lideranças comunitárias. Representantes dos meios de comunicação. Uma saudação carinhosa a Lu, aos meus filhos, a Sofia, o Geraldo e o Tomás. Ao Mário, a Carla e a a a Thais, vejo aqui a Mimi, a família. Amigas e amigos. Em momentos como este em que olhamos para o futuro cabe?nos contemplar mais uma vez a história de que fazemos parte e as pessoas que sonharam e lutaram nesta terra antes de nós. Sob a inspiração do padre José de Anchieta, o jesuíta Baltazar Fernandes legou?nos em carta de 1568 uma síntese preciosa do espírito que movia os primeiros paulistas.

Escreveu ele, em São Vicente: “Andamos ordinariamente descalços, passando águas que há muitas nesta terra e isso não uma vez, senão frequente. Passamos caminhos e matos mui trabalhosos e, muitas vezes, não temos nenhum punhado de farinha da terra para comer.

A lembrança dos esforços dos jesuítas revigora a minha convicção de que é a vida pessoal modesta que forma o homem público responsável, dedicado, capaz de colocar?se a serviço da população em todas as circunstâncias. E orgulha?me pensar que a a pujança de São Paulo deve?se ao fato de que as muitas águas que sempre existiram nesta terra tornaram?se ainda mais abundantes quando a elas se juntou o suor de gerações de trabalhadores. Hoje me apresento diante do povo como mais um desses incansáveis trabalhadores. Assumo essa responsabilidade com clareza de consciência e alegria no coração.

Assumo tendo os versos do poeta Renato Russo como inspiração. “Disciplina é liberdade. Compaixão é Fortaleza. Ter bondade é ter coragem”. Assumo o compromisso de trabalhar todos os dias, desde o primeiro dia. De acolher e ouvir a todos, de enfrentar os problemas. Apontar os caminhos, de dar permanentemente o exemplo. Personificar os valores e princípios que formam e nos quais acreditam os paulistas. São Paulo é como declarou Júlio Ribeiro, criador de nossa bandeira “a gênese do povo brasileiro, negros, índios e brancos” e uma generosidade enorme para receber e abraçar os povos do Brasil e do mundo tornando todos um só: Brasileiros de São Paulo.

São Paulo é a síntese do trabalho em favor do Brasil e esse será o espírito e o fio condutor do meu governo. Nesse sentido, vamos ter com a Presidente Dilma a melhor das relações. Vamos colaborar. Vamos trabalhar para que o Brasil cresça e ocupe seu devido lugar. Mas, isso sem esquecer de trabalhar e reivindicar tudo o que São Paulo precisa do Governo Federal. Lutando por aquilo…

[Aplausos]

>> GERALDO ALCKMIN: Lutando por aquilo que é direito do povo paulista. Impossível, em circunstâncias como estas não lembrarmos os momentos marcantes que vivemos e não nos perguntarmos até se somos merecedores da nossa conquista.

Para o político, o servidor público como eu, estar diante do povo e assumir os compromissos que hoje assumo são momentos além de solenes, de grande realização pessoal. Ser Governador de São Paulo é uma honra. Assumir esse compromisso pela terceira vez é uma responsabilidade e um desafio que exigem o melhor dos meus esforços e da minha dedicação.

Tenham certeza, brasileiros de São Paulo, assim será. Mas, para além do desafio pessoal, há o legado, a continuidade, a inovação, característicos desses 16 anos do projeto político que representa a forma e o estilo de governar do meu partido, o PSDB.

Defender, aprimorar e inovar para ampliar ainda mais o nosso legado em São Paulo são os desafios que o povo paulista me confiou. Mário Covas, José Serra, Alberto Goldman, eu mesmo, além de Cláudio Lembo, dos Democratas, demos nossa contribuição e agora me foi confiada a responsabilidade de continuar esse caminho pavimentando novas frentes de trabalho na construção do futuro de São Paulo sempre a serviço do Brasil. Vamos fazer isso juntos!

Permitam?me agora por merecimento falar de José Serra e ressaltar que para a maior sorte de São Paulo, ele trouxe ao governo do estado as mesmas características que marcaram sua atuação parlamentar bem como sua passagem pela Secretaria de Planejamento na gestão de Franco Montoro, pelos Ministérios do planejamento e da saúde no governo Fernando Henrique e pela Prefeitura de São Paulo. O brilho da sua inteligência, a consistência do seu pensamento, sua criatividade e enorme capacidade de trabalho, além de um compromisso com a ética fizeram também dele uma grande liderança nacional. Nosso abraço Fraterno, serra!

[Aplausos].

[Aplausos].

>> GERALDO ALCKMIN: Todos nós acreditamos na descentralização administrativa, no municipalismo, na força da comunidade. Temos nos nossos Prefeitos e prefeitas nossos principais aliados, pois, nossa ação acontece nos municípios e não há quem conheça melhor as necessidades da população do que eles. Vamos ter uma relação republicana e de profundo respeito com os poderes Legislativo e Judiciário. Com os quais, dentre os princípios constitucionais da harmonia e independência entre os poderes, contamos para realizar mais a favor da nossa população. Um dos maiores segredos do sucesso de nossos governos foi trabalharmos atentos às vozes da sociedade. Vamos aprimorar os canais de comunicação com com o povo paulista e seus representantes.

Não somos donos da verdade, temos consciência disso, mas, para além da legitimidade conquistada nas urnas é preciso construir todos os dias a força do governo no diálogo permanente com a sociedade.

A palavra colaboração nunca esteve tão em voga, a internet, a web 2. 0, as redes sociais, os novos paradigmas da sociedade de informação e comunicação devem ser canais explorados pelo nosso governo para avançar na relação com a sociedade.

Devemos fazer isso de uma nova forma, permitindo que as pessoas possam intervir mais na nossa administração, que façam sugestões, que nos ajudem a apontar os caminhos que convir Jan conosco para a solução dos problemas e a melhoria da qualidade de vida dos paulistas. A cidadania tem, na tecnologia, um novo olhar e nosso governo quer aprender junto à sociedade a navegar por esses novos caminhos.

Nosso trabalho e nossas propostas foram colocados à prova e a população os aprovou. Temos um bom programa de governo que vamos cumprir. Programa que procura enfrentar os desafios colocados diante de São Paulo para o os próximos quatro anos. Ele é nosso ponto de partida, a diretriz pela qual nossa administração vai se pautar.

Não temos a pretensão de inventar um caminho novo, só por inventar, abrindo picadas na escuridão onde já há uma estrada segura, aplainada sobre a qual podemos avançar. Volto ao governo na condição de construtor e, ao mesmo tempo, de herdeiro de um modelo de gestão consolidado ao longo das diversas experiências administrativas que o PSDB teve em nosso país. Fruto da confiança e colaboração do nosso povo. Nunca é demais ressaltar os méritos do Presidente Fernando Henrique Cardoso…

[Aplausos]

>> GERALDO ALCKMIN: Cujo governo…

[Aplausos].

[Aplausos]

>> GERALDO ALCKMIN: Me permitam, vamos deixar a modéstia de lado, o Presidente Fernando Henrique mudou o Brasil!

[Aplausos].

>> GERALDO ALCKMIN: Cujo governo assentou de uma vez para sempre as bases políticas e econômicas para o desenvolvimento do Brasil, acima de tudo, pelo ambiente e de estabilidade que instaurou no país, com o respeito às leis e a convivência pacífica com a oposição e a imprensa. Mas, também, pela evidente preocupação com as desigualdades sociais enfrentadas com significativas reformas, sobretudo, nas áreas da saúde e da educação.

O governo Fernando Henrique foi esteio para o crescimento dos estados e São Paulo, especialmente, unido a ele, sob o comando de nosso inesquecível líder Mário Covas, esteve alinhado com essa conduta…

[Aplausos]

Republicana…

[Aplausos]

>> GERALDO ALCKMIN: Sob o comando do nosso inesquecível líder Mário Covas, esteve alinhado com essa conduta republicana e desenvolvimentista. Se o povo paulista nos concede mais 4 anos de trabalho é, sem dúvida, porque reconhece nesse modo de governar democrático, empreendedor, voltado para as questões sociais, o meio justo e eficiente de chegarmos a um estado de bem?estar social, condizente com as aspirações da nossa população.

Não saíremos do rumo. Pelo bem do Brasil, unidos com o Governo Federal, com os demais estados e com os municípios paulistas trabalharemos mais 4 anos ancorados nos mesmos princípios que nortearam os 16 anos dos governos anteriores, cujos resultados foram julgados e reconhecidos durante mais de um processo eleitoral e que nos colocam, agora, frente a novos desafios.

Já disse e reafirmo que este será o governo das oportunidades sem descuidar das sempre necessárias melhorias estruturais. Vamos ampliar o foco no ser humano nesta nova gestão. Cada ação administrativa deve resultar em benefícios reais, concretos, mensuráveis para a população. Devem também abrir perspectivas e renovar a esperança da nossa gente. A política voltada para o social, marca dos nossos governos, impele?nos, naturalmente a dedicar cuidado especial à saúde, a educação e à segurança, condições prévias para uma vida digna e que devem, sim, ser garantidas pelo estado.

Assumi o compromisso de melhorar o atendimento de saúde com mais reformas, modernização, capacitação dos profissionais. Assumi também o compromisso de fortalecer os ciência técnico e tecnológico. De ampliar as escolas de tempo integral para que mais alunos tenham uma rotina de estudos diferenciada e a educação ocupe o lugar central, prioritário em suas vidas.

Empenhei minha palavra na construção de mais e melhores casas populares e na urbanização de favelas. Garanti à população que mais policiais circularão nas ruas de nossas cidades e campos.

São essas preocupações naturais e reivindicações mais do que justas do povo paulista. Formei uma equipe competente, com sensibilidade para houver ir as pessoas ouvir as pessoas e vontade de trabalhar para a construção de uma sociedade mais eqüitativa. Com a colaboração deles, vou honrar a minha palavra, fiquem certos de que São Paulo vai dar um grande salto nos próximos 4 anos. Temos a clareza do nosso papel.

[Aplausos].

>> GERALDO ALCKMIN: Isso não foi combinado, viu?

Temos a clareza do nosso papel. Não somos daqueles que acreditam ser o estado o centro de tudo, mas, ser, isto sim, um ator importante no empenho de que a sociedade prospere em todas as áreas. Ao estado cabe fomentar e oferecer instrumentos que propiciem o dinamismo que queremos para São Paulo. É esse o estado indutor do desenvolvimento que cumpre o seu papel e que possibilita a expressão do trabalho, das atividades e manifestações da sociedade, inclusive na cultura, nas artes, no esporte, em tempos de Olimpíadas e Copa do Mundo, enfim, em tudo aquilo que é fruto da nobreza do trabalho humano e que espelha a nossa força, nossa alma, nosso espírito.

o setor privado, o Terceiro Setor serão estimulados a trabalhar plenamente da mesma forma que as pessoas e a sociedade para que produzam, realizem e gerem os empregos que os trabalhadores precisam hoje e que os nossos jovens precisarão amanhã.

Vamos ativar por todo o estado a capacidade empreendedora dos brasileiros de São Paulo. Vamos dar incentivos, crédito, segurança jurídica. Vamos promover a desburocratização, o treinamento e a qualificação dos trabalhadores e mais que esperança, vamos dar todo o empenho à construção de um futuro mais próspero para todos os paulistas.

O ativismo estará presente também em nossas políticas ambientais, matéria que São Paulo está na linha de frente em nosso país.

Além do exercício das competências legais conferidas ao estado nos empenharemos em animar o processo de tomada de consciência de toda a sociedade relativamente a essa matéria.

Fundamentado na prática de uma gestão fiscal responsável que remonta a Mário Covas e que prosseguiu nos governos posteriores, embasado na boa situação econômica de São Paulo, reflexo da competência de José Serra e de Alberto Goldman, esse ativismo se traduzirá no avanço das obras de logística e de infraestrutura.

Nosso governo vai ser o governo de grandes realizações. Terminar o Rodoanel. Duplicar a rodovia dos tamoios. Incrementar ainda mais o programa de vicinais. Ampliar nossas estradas e o transporte sobre trilhos. Ampliaremos fortemente o tratamento e a coleta de esgotos. Vamos, enfim, realizar obras estratégicas para que São Paulo mantenha a sua liderança e continue a avançar.

Esse ativismo que será o Norte de toda a minha equipe deverá envolver toda a máquina estatal, todo o serviço público, pois, o funcionalismo é que na prática realiza as ações de um governo.

Tenho disposição e vontade de construir com todos os servidores e funcionários públicos, com todos eles, um modelo de trabalhar de política para que juntos possamos contribuir para a melhoria das condições de vida e para a felicidade de nosso povo.

Assumo, enfim, nesta manhã, já início de tarde, a honrosa tarefa de governar São Paulo. Vamos fazer um governo ativo, solidário e sustentável.

Confio poder trabalhar com a mesma determinação dos paulistas que todos os dias tocam em frente as suas vidas com muito esforço e dedicação.

São Paulo é uma fábrica de sonhos, mas, é também uma usina de conquistas e realizações. Aqui se pensa, se cria, se faz. É isso que dá a grandeza do nosso estado. E é isso que todos juntos faremos por São Paulo e pelo Brasil!

[Aplausos]

[Aplausos]

>> MESTRE DE CERIMÔNIA: Senhoras e senhores, neste momento S. Exas., o Sr. Geraldo Alckmin, Governador do Estado de São Paulo e senhora Lu Alckmin, apresentam suas despedidas ao Governador Alberto Goldman e senhora Deuzeni Goldman. Despedidas, estas, que ocorrerão no hall nobre junto à porta principal do Palácio dos Bandeirantes. Solicitamos aos presentes, nossos convidados, que permaneçam em seus lugares, por favor, aguardando o retorno do senhor Governador e senhora Lu Alckmin para darmos continuidade a essa cerimônia. Lembrando que logo após o retorno, teremos aqui as assinaturas dos termos de posse pelos senhores e Senhoras secretários de estado. Solicitamos portanto que permaneçam em seus lugares, haja vista que logo após o término dessa cerimônia acontecerá, no hall nobre, os cumprimentos que serão recebidos pelo Governador, vice?Governador e suas Senhoras.

[Aplausos]

>> MESTRE DE CERIMÔNIA: Solicitamos a todos a gentileza de permanecerem em seus lugares, por favor!

Neste momento, o Governador Geraldo Alckmin e senhora Lu Alckmin, acompanham até o hall nobre para as despedidas, o Governador Alberto Goldman e senhora Deuzeni Goldman.

>> MESTRE DE CERIMÔNIA: Dentro de instantes já retornarão à mesa o Governador Geraldo Alckmin e senhora Lu Alckmin juntamente com o Exmo. Sr. Guilherme Afif Domingos, vice?Governador e senhora Silvia Domingos para a posse aos novos secretários de estado.

>> MESTRE DE CERIMÔNIA: Novamente agradecemos aos Exmos. Srs. Deputado Barros Munhoz, Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo e também… participando conosco