Assentamentos do Pontal do Paranapanema recebem classes descentralizadas da Etec

Cada classe tem capacidade para atender 40 alunos e, dentro de um ano e meio, 120 jovens estarão formados em Agroecologia

qui, 29/07/2010 - 9h00 | Do Portal do Governo

Três assentamentos do município de Teodoro Sampaio, na região do Pontal do Paranapanema, receberão nesta quinta-feira, classes descentralizadas da Escola Técnica Estadual (Etec) Professora Nair Luccas Ribeiro. As salas estão localizadas nos assentamentos de Gleba XV de Novembro (no município de Rosana), Santa Rosa (Euclides da Cunha) e Santa Zélia (Teodoro Sampaio).

Cada classe tem capacidade para atender 40 alunos e, dentro de um ano e meio, 120 jovens estarão formados em Agroecologia – curso cujo objetivo é oferecer uma proposta alternativa de agricultura familiar socialmente justa, economicamente viável e ecologicamente sustentável. Cerca de 1.500 famílias, assentadas e do entorno, poderão se beneficiar da iniciativa por meio do trabalho dos novos profissionais.

Com investimento de R$ 480.579,00, os imóveis foram reformados pela Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), de acordo com os padrões recomendados pelo Centro Paula Souza. Os imóveis possuem uma sala de aula, um laboratório de informática, um laboratório de processamento de alimentos e sala administrativa.

As classes descentralizadas são resultado da parceria entre a Fundação Itesp, Centro Paula Souza e as prefeituras. O Itesp atua no projeto com a estrutura e as aulas práticas, que serão ministradas nos lotes e áreas comunitárias dos assentamentos pelos seus próprios técnicos. O objetivo é desenvolver o curso compondo um projeto de agroecologia com os alunos, professores e técnicos, tendo em vista, inclusive, a necessidade de recuperação ambiental de áreas dos assentamentos atendidos pelo Itesp no Pontal do Paranapanema.

A cerimônia de inauguração contará com as presenças dos secretários Ricardo Dias Leme (Justiça e da Defesa da Cidadania), Luciano Santos Tavares de Almeida (Desenvolvimento) e do diretor Marco Pilla (Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo).

Da Fundação Itesp