Assentados recebem certificados de Autogestão Associativista

Curso resulta de parceria entre Itesp e Instituto de Cooperativismo e Associativismo

qua, 15/12/2010 - 10h00 | Do Portal do Governo

Como administrar uma cooperativa rural? Como escoar a produção? Quais os aspectos contábeis? Esses e outros temas foram abordados em um curso destinado a assentados, cujos resultados serão comemorados hoje. É que acontece às 14h, em Mirante do Paranapanema, a entrega de 34 certificados aos beneficiários do assentamento Rodeio, em Presidente Bernardes, que participaram do Curso de Capacitação em Autogestão Associativista, ministrado pelo Instituto de Cooperativismo e Associativismo (ICA), vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA). O evento contará com a presença de Marco Pilla, diretor executivo da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp).

Iniciado em julho passado, o curso é o primeiro fruto da parceria entre o Itesp e o ICA, levando embasamento legal e técnico para que os assentados – tanto o que já têm experiência com cooperativas quanto os que desejam formá-las – possam progredir e viabilizar a comercialização. As palestras foram ministradas por integrantes do ICA, tendo como temas ‘Associativismo: Aspectos Administrativos’, ‘Autogestão Associativista’ e ‘Associação: Aspectos Tributários e Contábeis’.

“Com isso, propiciamos aos beneficiários do Itesp noções práticas de gestão e comercialização, para que eles possam gerar renda e alavancar sua produção por meio de cooperativas e associações”, diz o diretor executivo Marco Pilla. A meta, agora, é levar esse curso às cerca de 100 cooperativas e associações existentes no Pontal do Paranapanema, segundo levantamento do Itesp, para que o trabalho possa ter prosseguimento em toda a região.

Palestra

Na quinta-feira, dia 16, será realizado o I Ciclo de Palestras sobre Sanidade Animal no Pontal do Paranapanema, destinado a assentados atendidos pelo Itesp e técnicos da instituição. Cerca de 60 pessoas são esperadas.

SERVIÇO

Entrega de 34 certificados do Curso de Capacitação em Autogestão Associativista, ministrado pelo Instituto de Cooperativismo e Associativismo (ICA), aos beneficiários do assentamento Rodeio
Data:
15 de dezembro de 2010, quarta-feira
Horário: das 14h às 17 horas
Local: Auditório do Senar – Rua Alberto Chighero Tanabe, 850, Centro, Mirante do Paranapanema

I Ciclo de Palestras sobre Sanidade Animal no Pontal do Paranapanema
Data:
16 de dezembro de 2010, quinta-feira
Horário: das 8h30 às 17h30
Local: Auditório do Senar – Rua Alberto Chighero Tanabe, 850, Centro, Mirante do Paranapanema

Da Fundação Itesp