Assentados do Pontal recebem mudas frutíferas

Distribuição está vinculada ao Programa de Apoio Inicial à Produção Familiar

ter, 29/03/2011 - 14h00 | Do Portal do Governo

O Grupo Técnico de Campo (GTC) da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) em Presidente Venceslau, no Pontal do Paranapanema, distribuiu 2.366 mudas frutíferas, destinadas às 91 famílias dos assentamentos estaduais Nossa Senhora das Graças, em Caiuá, e São Camilo, em Presidente Venceslau.

Cada família recebeu 26 mudas de dez espécies diferentes. São mudas de abacate margarida, abacate simonds, acerola, carambola, goiaba paluma vermelha, jabuticaba, jaca mole, pitanga, banana prata e banana grande naine.

A distribuição das mudas de espécies frutíferas esta vinculada ao subprograma de segurança alimentar e este, por sua vez, ao Programa de Apoio Inicial à Produção Familiar. Segundo o responsável técnico do Itesp de Presidente Venceslau, Gilberto Ferrari, os programas da Fundação Itesp, em especial o de apoio à produção, estimulam as atividades diretamente ligadas à exploração do potencial agropecuário do lote, visando estimular a produção de alimentos para o consumo familiar.

Também são metas, para as famílias, atingir a autossuficiência alimentar, melhorar a qualidade da alimentação, utilizar melhor a força de trabalho e, consequentemente, aumentar a renda da família.

A Fundação Itesp

Responsável pelas políticas agrárias e fundiárias do Estado de São Paulo, a Fundação Itesp atualmente dá assistência a 173 assentamentos em todo o Estado, sendo 107 assentamentos só na região Oeste, do Pontal do Paranapanema.

Da Fundação Itesp