Assentados abastecerão atacadistas de Araraquara e região

Moradores de quatro assentamentos venderão legumes, verduras, frutas e flores para o Ceasa

dom, 29/11/2009 - 13h00 | Do Portal do Governo

Os moradores dos assentamentos Monte Alegre, Bela Vista do Chibarro, Bueno de Andrada e Silvânia – atendidos pelo Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) – agora vão vender os legumes, verduras, frutas e flores que produzem no Ceasa de Araraquara. 

A iniciativa faz parte do projeto Mercado Atacadista Produtor e foi lançada na semana passada, 19. As 30 famílias beneficiadas já integram o programa Agricultura Familiar e comercializam seus produtos aos sábados pela manhã em dois locais da região central da cidade. No Ceasa, a venda será feita às terças e quintas-feiras.

Na cerimônia de lançamento, o prefeito Marcelo Barbieri, ressaltou a importância da parceria com o Itesp, destacando que devido às avançadas negociações entre o Itesp e os produtores baseados em assentamentos da região, não está descartada a possibilidade de outros produtores se aliarem ao projeto.

O diretor executivo do Itesp, Gustavo Ungaro também falou sobre a importância do projeto. “Esta é uma prova dos resultados obtidos pela agricultura familiar, que oferece produção diversificada com qualidade. O início da comercialização no Ceasa será para os assentados um estímulo adicional”, afirmou.

O projeto Mercado Atacadista Produtor é uma parceria entre a prefeitura, a câmara municipal de Araraquara, a Fundação Itesp e Ceagesp, por meio de seu Entreposto Regional. O objetivo é aumentar a produção agrícola e fortalecer a comercialização no âmbito regional da produção dos assentados e instalar um modelo de produção da pequena e média propriedade que seja auto-sustentável.

Do Itesp