Assentado do Itesp exporta tecnologia para Angola

Em 2010, ele retornará ao continente africano para capacitar os agricultores locais

sex, 16/10/2009 - 20h00 | Do Portal do Governo

Os assentados do Itesp estão mostrando que a criatividade brasileira não tem limites. O morador do assentamento Esmeralda, no município de Pereira Barreto, Antônio Evangelista, mais conhecido como Toninho da Farinheira, embarcou na semana passada, 10, para Angola onde vai instalar uma farinheira.

Toninho ficará no continente africano até dezembro. Ele foi contratado pela empresa Dânia Brasil Comércio e Exportação, que desenvolve projetos agrícolas naquela região – a indicação partiu de um ex-técnico do Itesp.

Em janeiro de 2010, ele retorna à Angola para ficar mais seis meses e capacitar os agricultores de lá. “Devo essa conquista aos técnicos do Itesp que sempre se empenharam para divulgar meu trabalho, como aconteceu em 2003, quando inscreveram o meu invento, um descascador de mandioca, no concurso da Agrifam, uma feira agropecuária. Eles também me incentivaram a dar cursos para outros assentados. Agora vou contribuir para a produção e geração de renda de outras pessoas, que muitas vezes nem têm o que comer, num país muito carente”, afirma. 

Depois do descascador de mandioca, Toninho não parou mais de criar e aperfeiçoar os equipamentos de sua agroindústria artesanal de farinha, construída no lote 53 do assentamento Esmeralda. Sua última invenção é um torrador mecânico que dispensa mão-de-obra no momento de bater e misturar a farinha, antes de ir ao forno. Outro equipamento adaptado para a agroindústria é um granulador que tritura a matéria-prima em tamanhos variados para que o produto final fique mais ou menos fino, de acordo com a preferência do consumidor.

Do Itesp