Assentadas e quilombolas fazem oficinas de capacitação

Recursos permitirão formação à comunidade feminina de assentamentos e quilombos

qui, 08/03/2007 - 20h15 | Do Portal do Governo

A Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) e o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio da Caixa Econômica Federal e do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), viabilizaram recursos para o Programa de Formação e Capacitação em Gênero e Liderança com a comunidade feminina de assentamentos e de quilombos.

O objetivo é propiciar às mulheres da agricultura condições em que possam buscar a garantia de seus direitos na sociedade e na própria família, além de serem reconhecidas como agentes produtivas no campo.

O projeto é executado pelos grupos técnicos da sede e de campo do Itesp, das diretorias de Formação e de Políticas de Desenvolvimento, coordenado por Marta Maria Beserra Silveira, analista de desenvolvimento agrário/Formação.

As atividades estão sendo desenvolvidas desde 2006, no Vale do Ribeira e no Pontal de Paranapanema, e prevê, até o fim deste ano, a conclusão de mais 176 atividades e 1.416 horas/aulas, com a participação de 2.915 mulheres.

As atividades são executadas em nove etapas, com oficinas diferentes e consecutivas. A primeira, feita em 2006, trabalhou a sensibilização da equipe dos grupos técnicos de campo, e a segunda tratou de motivar a comunidade.

No decorrer do ano, consecutivamente, foram desenvolvidas oficinas de gênero , auto-estima, formação de liderança e a última do ano, que abordou as políticas públicas e os conselhos municipais.

Neste ano, as três etapas restantes ocorrem em cidades do Vale do Ribeira e em Presidente Prudente, que vão tratar de assuntos como elaboração participativa de pequenos projetos, planejamento e gestão produtiva. A última atividade será um seminário com a intenção de fazer uma retrospectiva do programa, aberto para debates e sugestões.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça

(R.A.)