Assembléia Legislativa doa 14 mil gorros de lã para a Campanha do Agasalho

Campanha vai até o dia 31 de julho

sex, 06/07/2007 - 10h06 | Do Portal do Governo

Com a presença de Monica Serra, presidente do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (Fussesp), a campanha do agasalho na Assembléia Legislativa encerrou-se nesta quinta-feira, 5, em cerimônia no Auditório Franco Montoro. A campanha em todo o Estado termina dia 31 de julho.

A adesão dos funcionários foi decisiva para que a casa doasse à Campanha do Agasalho 14 mil gorros de lã. “Solidariedade ganhou nessa campanha o conceito de desenvolvimento. Dar as condições básicas para uma pessoa ter dignidade, transforma a pessoa em cidadão”, destacou Monica Serra.

A presidente do Fussesp ainda elogiou a criatividade com que a Campanha do Agasalho deste ano da Assembléia Legislativa foi conduzida. “Toda essa criatividade abrilhantou ainda mais a campanha, além de aquecer, gerou renda e valorizou o trabalho de muitas mulheres”, afirmou a presidente.

Em forma de gincana, com prêmios para os funcionários que mais se destacaram, a proposta era que, além de agasalhos, eles também doassem novelos de lã para confeccionar gorros. Doaram cerca de 6 mil novelos.

O Fundo de Solidariedade também contribuiu com 250 quilos de lã. Distribuídos a 57 organizações sociais ligadas em rede pelo Intese (Instituto do Terceiro Setor), esse material foi transformado em mais de 14 mil gorros. Cada tricoteira ou crocheteira receberá 1 real por peça confeccionada. Todas as peças serão repassadas para a Campanha do Agasalho.

Durante o evento, representantes das instituições sociais receberam homenagens pelo trabalho desenvolvido. Jovina de Souza, voluntária de 94 anos, que participou ativamente do trabalho de confecção dos gorros, foi homenageada representando todas as tricoteiras envolvidas na Campanha.

A coordenadora da Campanha do Agasalho da Assembléia Legislativa, Ivani Vaz de Lima, esposa do deputado e presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, Vaz de Lima, ficou emocionada com o resultado final da Campanha. “O primeiro e mais importante sentimento que nos impulsionou foi o da solidariedade, conseguimos fazer algo diferente que, sem pretensão, pode se tornar modelo para futuras campanhas”, disse.

Durante o evento, foram feitas as entregas simbólicas dos gorros de lã para a presidente do Fussesp, Monica Serra, e do cheque à entidade Aldeia do Futuro, que confeccionou mais de 1.600 gorros de lã.

O projeto de confecção de gorros – uma maneira criativa de transformar a habilidade das tricoteiras em geração de renda, continuará sendo mantido por muitas entidades que desenvolvem trabalhos na área artesanal.  Para a presidente do Intese, Olga Cerqueira Leite, o envolvimento das tricoteiras foi de fundamental importância para o resultado apresentado.

“Esse mutirão de solidariedade foi formado por mulheres capazes e desejosas em servir à comunidade e ao próximo, pessoas virtuosas e de mãos hábeis. A campanha se revelou um projeto de cidadania e geração de renda com um resultado maravilhoso”, afirmou.

Monica Serra lembrou que o Fundo de Solidariedade tem desenvolvido um trabalho importante na área da promoção social. “A Campanha da Assembléia seguiu a meta do Fundo de Solidariedade, promover o desenvolvimento social, por isso os resultados foram excelentes”, disse.

O evento contou ainda com a presença do deputado Vaz de Lima, presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, de Silvia Maria Domingos, esposa do secretário de Emprego e Relações do Trabalho, Guilherme Afif Domingos, de Jane Hallage, esposa do 2º vice-presidente da Casa, Luiz Carlos Gondim e pela presidente da Associação dos Funcionários da Assembléia (Afalesp), Rita Amadio Ferraro.

Da Assessoria de Imprensa do FUSSESP