Assembléia Legislativa destaca 30 anos da Fundação Seade

Sessão solene aconteceu na segunda-feira, 17, no plenário presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira

ter, 18/11/2008 - 8h12 | Do Portal do Governo

Um dos mais especializados centros nacionais de produção e disseminação de pesquisas, análises e estatísticas socioeconômicas e demográficas, a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) completa 30 anos em dezembro. Em comemoração, a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo realizou na segunda-feira, 17, no plenário presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, sessão solene para marcar a data.

Na ocasião, também foi lançado o livro Seade, uma história exemplar. Paulo Egydio Martins, ex-governador do Estado (de 1975 a 1979), que assinou o decreto de criação da instituição, em 1978, foi homenageado durante o evento.

A diretora-executiva da Fundação Seade, Felícia Reicher Madeira, disse, durante a sessão, que há muito que comemorar nesses 30 anos. “A Fundação Seade acumulou, nesse período, o melhor capital que uma instituição devotada a esse tipo de atividade deseja: uma enorme legitimidade na sociedade. As nossas informações têm a confiança de especialistas da área, da mídia e da sociedade”, destaca.

Segundo Felícia, hoje, um dos grandes empenhos da instituição é tornar as informações mais ágeis e disponíveis na Web. A intenção é que elas atuem como um sinal de alerta para que os gestores públicos possam se antecipar nas decisões, evitando o agravamento de situações capazes de afetar a desigualdade e sustentabilidade social. “É como se a gente analisasse os resultados como um exame médico, agindo tanto de forma preventiva como curativa das emergências”, observa. 

Ferramentas para gestores – Entre as grandes marcas da instituição, a diretora-executiva cita, por exemplo, a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), desenvolvida a partir de 1985, em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Outro trabalho de destaque é o Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS), desenvolvido em parceria com a Assembléia Legislativa do Estado. “Esse índice olha para dentro de cada um dos municípios do Estado e ajuda o gestor público a agir de forma mais pontual nas áreas de maior vulnerabilidade”, explica.

O ex-governador Paulo Egydio Martins disse que o que o moveu a criar a Fundação Seade foi a busca por transparência. “A Fundação Seade significa para São Paulo um instrumento que permite ao governador, aos secretários de Estado, prefeitos, deputados estaduais e vereadores saber o que está se passando no Estado”, disse, lembrando que na época as informações (nem sempre completas) ficavam restritas a pequenos núcleos.

O ex-governador comentou que costuma ser cumprimentado por uma das maiores obras de seu governo, a Rodovia dos Bandeirantes. Mas, de acordo com ele, governar não é só construir obras, abrir estradas. “Trata-se de algo mais complexo. Dentro dessa complexidade, cada governante deve tentar descobrir o cenário futuro. E uma das obras que dá uma medida disso é a Fundação Seade”.

Proposta pelo deputado Samuel Moreira, a sessão solene teve ainda as presenças do secretário de Economia e Planejamento, Francisco Vidal Luna, do secretário de Emprego e Relações do Trabalho, Guilherme Afif Domingos, deputados federais e estaduais, ex-diretores da Fundação Seade, dirigentes de empresas do governo estadual e funcionários da Fundação. 

Paulo Henrique Andrade

Da Agência Imprensa Oficial