Assédio sexual é tema de debate em evento na Pinacoteca

Encontro em 7 de março faz parte da agenda anual “O Mundo que Queremos”, que reúne ações da Assessoria Internacional paulista para o tema

sex, 23/02/2018 - 10h03 | Do Portal do Governo

 

Para debater o assédio sexual contra a mulher, o Governo do Canadá no Brasil e a Assessoria Especial para Assuntos Internacionais (AEAI) do governo do Estado de São Paulo promovem a segunda edição do #SmashTheGlass.

O evento será realizado no dia 7 de março, na Pinacoteca, das 14h às 18h. Os interessados devem fazer inscrição pelo site. O evento é livre e gratuito, mas as vagas são limitadas.

Este ano, o #SmashTheGlass vai discutir a violência e o assédio em espaços públicos e a necessidade de melhorar o atendimento às mulheres vítimas de todo tipo de assédio, assim como estabelecer medidas mais eficazes para combater o abuso sexual.

Em dois painéis, o público será convidado a refletir sobre as “Violências diárias” e os “Avanços e desafios na luta contra a violência”. O objetivo é dar visibilidade ao assunto a partir da realidade brasileira.

“O assédio é muito banalizado e muitas mulheres ainda têm dificuldade de identificar o ato”, diz Ana Paula Fava, chefe da AEAI . “Os desafios da mulher ainda são muitos e a intenção é sempre colocar algum aspecto dessa realidade em pauta. O Estado de São Paulo investe em treinamento policial e conta com uma rede atual de 133 delegacias especializadas em crimes contra a mulher, mas avançar e discutir é necessário”, concluiu.

Para o Cônsul-Geral do Canadá em São Paulo, Stéphane Larue, “é uma honra fazer parte dessa conversa tão importante para os avanços nos direitos das mulheres. Um dos principais compromissos do Canadá é combater a violência de gênero e ampliar a discussão sobre as causas, efeitos e maneiras de combater o abuso sexual.

“Quanto mais debatermos temas relevantes como este, mais poderemos direcionar nossos esforços conjuntos para melhorar a condição das mulheres na sociedade e conscientizar os homens da importância de combater a violência e o machismo cotidiano. Todos sofremos quando as mulheres sofrem violência”, declarou Stéphane.

O “SMASHTHEGLASS” é o primeiro evento da agenda anual “O Mundo que Queremos”, organizada pela AEAI este ano em comemoração à Declaração Universal de Direitos Humanos, que completa 70 anos em 10 de dezembro próximo. O documento foi assinado em 1948 por unanimidade durante Assembleia Geral da ONU em Paris.

“O Mundo que Queremos” dá sequência a uma série de eventos da AEAI que contempla os direitos humanos para ampliar a discussão dos temas. Organizados em parceria com consulados e embaixadas, este ano serão sete eventos, a maioria realizada em museus do Estado paulista.

Nos últimos dois anos, a Assessoria Internacional viabilizou o Feirão do Emprego para Refugiados e Imigrantes, o #SMASHTHEGLASS e o POW3R em defesa dos direitos da mulher; o festival de cultura LGBT Diversa Fest; e o Beya Kaya, que promoveu o debate e a cultura das questões indígenas, entre outros.

O Mundo que Queremos

A programação de “O Mundo que Queremos” tem apoio da Secretaria estadual da Cultura e foi organizada para contemplar os principais artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Sempre com entrada gratuita, o objetivo é que cada uma das ações envolva integrantes da sociedade civil, representantes do governo e empresas, comunidade acadêmica e lideranças estrangeiras para o debate de pautas polêmicas como o assédio sexual, as cotas raciais, a homofobia, a causa de refugiados e imigrantes, entre outras que tratam os artigos da declaração estabelecidos como direitos fundamentais e ainda violados mundo afora.

Os encontros de “O Mundo que Queremos” serão realizados sempre próximos a datas comemorativas, como 8 de março (Dia Internacional da Mulher), 13 de maio (Abolição da Escravatura no Brasil), 28 de junho (Dia Internacional do Orgulho LGBT), 9 de agosto (Dia Internacional dos Povos Indígenas), 21 de setembro (Dia Internacional da Paz) e 10 de outubro (Dia Internacional da Menina).

No dia 10 de dezembro, o último evento deste ano vai reunir todos os parceiros e demais convidados para uma grande festa reflexiva em celebração às sete décadas da assinatura do documento.