As praias do litoral paulista são uma boa opção de lazer no carnaval

78% dos pontos monitorados pela Cetesb estão próprios para banho

sex, 20/02/2009 - 10h30 | Do Portal do Governo

Os turistas que se preparam para desfrutar as praias do litoral paulista, durante o feriado de Carnaval, já podem arrumar as malas. Segundo o último boletim de Balneabilidade das Praias do Litoral Paulista, divulgado na quarta-feira, 18, com validade até a próxima quarta-feira de cinzas, pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – Cetesb, 78% dos 155 pontos avaliados apresentam boa qualidade, ou seja, 121 pontos monitorados pela agência ambiental estão próprios para o banho de mar. Outra boa notícia é que segundo a previsão meteorológica haverá predominância de bom tempo durante o feriado prolongado.

Para os técnicos do Setor de Águas Litorâneas da Cetesb, dois fatores podem estar associados a esta significativa melhora: as ações de saneamento ambiental, que estão sendo executadas pelo governo estadual, e a pouca influência das chuvas, que apesar de ter apresentado, em alguns dias de fevereiro, índices pluviométricos acima da média para este período do ano, não chegaram a interferir negativamente na qualidade das águas marinhas.

No Litoral Norte, dos 83 pontos monitorados, 62 estão próprios. Na Baixada Santista, dos 45 pontos avaliados, 35 estão em condições boas de balneabilidade. No Litoral Sul, dos 27 monitorados, 22 apresentam condições favoráveis para o banho de mar. A CETESB monitora 155 pontos em 136 praias, das cerca de 293 existentes ao longo dos 427 quilômetros da costa paulista, o que resulta em média um ponto a cada 1,6 Km. O monitoramento cobre 15 municípios, sendo as amostras coletadas analisadas nos laboratórios da agência ambiental, num total de 900 durante os meses de verão.

Para sinalizar a qualidade das praias a Cetesb utiliza bandeiras ou totens eletrônicos. Se a praia está imprópria para o banho de mar, a bandeira ou a luz nos totens é vermelha, já se o ponto estiver próprio, a bandeira é verde. Os resultados com a classificação das praias são divulgados através de boletins semanais, distribuídos à imprensa, pelo telefone – 0800113560 – e pelo site www.cetesb.sp.gov.

Da Cetesb