As obras da Linha 4 do Metrô devem ser retomadas depois da Páscoa

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas solicitou o detalhamento de quatro pontos do plano de obras

sex, 30/03/2007 - 20h01 | Do Portal do Governo

O Metrô anunciou nesta sexta-feira, 30, que pretende retomar as obras da Linha 4 em quatro frentes de trabalho já na segunda-feira depois da Páscoa, dia 9 de abril. Para tanto, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) requisitou o detalhamento de quatro pontos, três de engenharia e um de segurança, do plano de obras. “Estamos muito confiantes que, com a análise desses dados complementares, o IPT aprovará a liberação das obras”, disse Sérgio Avelleda, diretor de assuntos corporativos do Metrô.

Os ajustes são descritos nos laudos da vistoria das frentes de escavação Caxingui-Três Poderes, Três Poderes-Caxingui, Três Poderes-Butantã e Caxingui-Morumbi, da Linha 4 do Metrô. A entrega dos laudos faz parte do termo de ajustamento de conduta (TAC) assinado conjuntamente pelo Metrô, Ministério Público Estadual, IPT e Consórcio Via Amarela. Até a próxima terça, 3 de abril, o consórcio enviará a documentação solicitada pelo IPT.

“Não é verdadeira a informação de que o IPT condenou a segurança das obras. O IPT solicitou que o consórcio adotasse alguns procedimentos durante a retomada dos trabalhos e o detalhamento do plano de contingenciamento de risco, o que é uma obrigação contratual já prevista”, lembrou Avelleda. Onze das 23 frentes de trabalho estão paradas – o número deve baixar para sete assim que as medidas forem tomadas. As demais frentes continuam com obras de estabilização a fim de garantir e aumentar a segurança.

O IPT quer saber em detalhes como será daqui para frente a perfuração horizontal para sondagem do solo, o plano de instrumentação do solo e a adaptação do método construtivo a esta nova fase da obra. “O que falta é apenas apresentar projetos, desenhos, para que isto seja liberado”, disse Avelleda. Os técnicos do IPT também querem saber como será o plano de gerenciamento de risco, ou seja, como o consórcio previne e reage às situações de risco (o plano já é algo previsto em contrato). Avelleda está tranqüilo quanto às exigências. “Há um alinhamento completo entre as indicações do IPT e o que o consórcio pretende fazer”.

Pinheiros

O canteiro de obras da estação de metrô de Pinheiros  é objeto de outro termo de ajustamento de conduta. Ele deverá ser assinado na tarde da próxima segunda-feira. Avelleda adiantou que já há consenso em torno das partes envolvidas (Polícia Civil, Instituto de Criminalística, IPT, Ministério Público Metrô e o consórcio). “Essa escavação deve ser feita com cuidado para preservação das provas mas também para preservação da segurança e da vida das pessoas que estarão na obra”, disse.

Manoel Schlindwein