As marcas de Niemeyer em São Paulo

Saiba mais sobre as principais obras do arquiteto na capital paulista

seg, 26/11/2007 - 9h44 | Do Portal do Governo

O carioca que revolucionou a arquitetura moderna ao expressar sua arte através das curvas em concreto armado legou grandes contribuições à capital paulista. Confira a seguir mais detalhes sobre as principais obras de Oscar Niemeyer em São Paulo.

Parque do Ibirapuera

Possui uma área de 1,6 milhões de metros quadrados e no seu interior encontram-se importantes prédios públicos, vários museus, planetário e o Pavilhão Japonês, com jardins e lagos característicos. Na área livre há pistas de cooper, quadras esportivas, ciclovia, além de um grande viveiro de plantas. O parque abriga o prédio da Bienal, além do Ginásio de Esportes, o Museu do Presépio, o Museu da Aeronáutica e do Folclore, o Obelisco em homenagem aos heróis de 32 e o Monumento às Bandeiras. Considerado uma das mais importantes áreas verdes da cidade, o Parque do Ibirapuera foi inaugurado por ocasião das comemorações do quarto centenário da fundação da cidade de São Paulo, em 1954.

Memorial da América Latina

O conjunto de edifícios inaugurado em 1989 constitui o mais monumental complexo cultural da América Latina. Possui espaços destinados a exposições e um auditório para 1,6 mil pessoas. Seu principal objetivo é difundir as manifestações latino-americanas de criatividade e saber. Busca ainda o estreitamento das relações culturais, políticas, econômicas e sociais do Brasil com os demais países latinos.

O Memorial foi estruturado com diversos órgãos e serviços, instalados numa área de 84.480 metros quadrados. Abriga os seguintes espaços, que funcionam de forma interdisciplinar: Auditório Simon Bolívar, Biblioteca Latino-Americana Victor Civita, Salão de Atos, Pavilhão da Criatividade Popular Darcy Ribeiro, Praça Cívica, Anexo dos Congressistas, Edifício da Administração e Galeria Marta Traba de Arte Latino-Americana.

Edifício Copan

É por si só uma importante atração turística e um dos mais famosos cartões postais da cidade. Foi concebido por Oscar Niemeyer. Trata-se da maior estrutura de concreto armado de São Paulo. Tem seis blocos com 1.160 apartamentos e um minishopping no térreo. Sua arquitetura em forma de “S” destaca-se no Centro de São Paulo. Tem entradas pela Avenida São Luís e pela Avenida Ipiranga.

Manoel Schlindwein com Museu da Casa Brasileira

(I.P.)