Artistas plásticas montam instalação com xilogravuras na Estação Brás

Abertura da exposição será nesta terça-feira, dia 10. Grupo de dança-teatro Minik Momdó realizará performance, complementando a programação

ter, 10/07/2007 - 10h02 | Do Portal do Governo

Depois de um intenso trabalho de pesquisa baseado no cotidiano da ferrovia, as artistas plásticas Cleiri Cardoso e Yili Rojas criaram uma grande instalação, que ficará em cartaz na Estação Brás da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), por 30 dias. A exposição abre nesta terça-feira, dia10, às 18 horas. O público irá interagir com a obra, ao entrar numa caixa de madeira, que mede 3,0 x 6,0 x 3,5, com xilogravuras de grande formato fixadas nas paredes do retângulo.

Desde dezembro do ano passado, as artistas vêm registrando em desenhos, textos e fotografias a movimentação dos trens e o dia-a-dia da CPTM. Percorrendo as seis linhas da companhia, elas conheceram não só os pontos extremos da metrópole, como também visitaram os pátios e áreas internas da empresa. Dessa vivência, a dupla extraiu um conjunto de imagens, códigos e palavras que se transformaram em xilogravuras.

Denominado Cidade Expandida, o projeto foi premiado pelo PAC – Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo, em 2006. Na primeira fase, as artistas fixaram uma colagem de xilografia, nas estações Lapa A, Luz e Guaianazes. Na segunda etapa, em junho, ministraram uma oficina para jovens da comunidade de Amador Bueno, durante um final de semana. A criação dos participantes ganharam as paredes da estação homônima, onde ficaram expostos.

As artistas inscreveram o projeto Cidade Expandida no edital canadense da galeria PRESS Papier e foram selecionadas pela instituição. Agora Cleiri Cardoso e Yili Rojas se preparam para embarcar para Quebec, em abril de 2008. A instalação ficará exposta na galeria, onde os canadenses, a exemplo dos paulistanos, terão contato com o resultado das pesquisas desenvolvidas pela dupla no interior da CPTM, enquanto elas aproveitarão o tempo de residência para pesquisar o universo da ferrovia, naquela cidade.

Do Brás à Luz: duas instalações e um percurso

Complementando a programação, o grupo de dança-teatro Minik Momdó realizará performances na Estação Brás. Por volta das 17 horas, 20 integrantes sairão da Oficina Cultural Amacio Mazzaropi, localizada no Brás, em caminhada pela av. Celso Garcia. No percurso, distribuirão balões brancos. Às 18h30, começa a intervenção coreográfica na abertura da instalação gráfica “Cidade Expandida”. Às 19h15, o grupo embarca no trem, rumo a Estação da Luz, onde farão performances, na plataforma 04. Após a apresentação, saem em caminhada em direção a Oficina Cultural Oswald de Andrade, no Bom Retiro, e às 20h30, encerram sua apresentação com instalação e performance de dança no átrio central da oficina.

Abertura da exposição: 10/07/2007, terça-feira, às 18 horas

Local: Espaço Cultural CPTM

End.: Praça Agente Cícero, s/n – Estação Brás

Da Assessoria de Imprensa da CPTM

(J.H.)