Artistas plásticas ministram oficina cultural para jovens na Estação Amador Bueno

As atividades gratuitas acontecerão sábado (2) e domingo (3/6), das 9 às 17 horas

sex, 01/06/2007 - 12h35 | Do Portal do Governo

As artistas plásticas Cleiri Cardoso e Yili Rojas, idealizadoras do projeto Cidade Expandida, realizado com base em pesquisas no cotidiano da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), ministrarão uma oficina cultural para 20 jovens selecionados no último dia 16, na comunidade de Amador Bueno.

As atividades gratuitas acontecerão sábado (2) e domingo (3/6), das 9 às 17 horas, no prédio antigo da Estação Amador Bueno, vizinho ao atual e cedido à população da região: incluem um passeio de trem, técnicas de xilogravura e colagem, além de um encontro com artistas plásticos convidados.

No sábado, às 9 horas, o grupo embarca em Amador Bueno rumo a Itapevi, com o objetivo de produzir uma documentação poética sobre as quatro paradas. “Nossa proposta é que estes jovens, que estão acostumados com a rotina dos trens em seu dia-a-dia, observem esta realidade com um novo olhar. A partir daí eles devem se expressar através da poesia ou do desenho”, explica Yili Rojas.

Deste “olhar mais atento” surgirá a base para o trabalho de xilogravura a ser desenvolvido até domingo. A dupla convidou outros artistas plásticos para participar das oficinas a fim de fazer um intercâmbio com os jovens. “Alguns dos inscritos têm envolvimento com grafite, desenho e mangás. No entanto, com a xilogravura será a primeira vez de todos”, conta Yili.

Na manhã de domingo (3/6), a dupla de artistas se encontrará com os oficineiros que não tiverem aula, na parada Amador Bueno. Elas farão intervenções nas xilogravuras e depois as fixarão no muro e nas plataformas da estação, utilizando metil celulose, cola que é facilmente retirada com água, sem danificar a parede. A idéia é que os trabalhos fiquem expostos por pelo menos 30 dias, até se deteriorarem naturalmente pelo tempo.

“Queremos que estes jovens se sintam donos das obras e levem seus colegas para visitá-las. É legal despertar a cidadania, o respeito pelo espaço público e o modo como eles interagem com a ferrovia”, observa a organizadora da oficina. “Cada um guardará sua matriz e havendo possibilidade da CPTM organizar uma exposição em suas dependências, o trabalho poderá ser reimpresso e resgatado”.

O projeto Cidade Expandida foi premiado pelo PAC – Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo, em 2006.  Desde dezembro do ano passado, Cleiri Cardoso e Yili Rojas vêm registrando em desenhos, textos e fotografias a movimentação dos trens.  Ao percorrer as seis linhas da CPTM, a dupla conheceu não só os pontos extremos da metrópole, como também visitou os pátios e áreas internas da companhia.

Do material apurado nesse período, as artistas extraíram um conjunto de imagens, códigos e palavras que se transformarão em xilogravuras de grande formato. Para expô-las, elas estão confeccionando uma caixa de madeira gigante. Com o formato retangular, medirá 3,0 x 6,0 x 3,5h, e será montada no Espaço Cultural CPTM, na Estação Brás, em julho. O público poderá interagir percorrendo este espaço fechado para ver as xilogravuras.

Oficina de Intervenção Artística

Local: Espaço Amigo

End. Vizinho a Estação Amador Bueno, da CPTM

Dias 2 e 3/6 (sábado e domingo), das 9 às 17 horas.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM

(J.H.)